Aturdidos, jornalistas argentinos que cobriam o treino do Grêmio no Nuevo Gasómetro, ontem, perguntavam a todo momento aos brasileiros qual a formação da equipe para o jogo contra o San Lorenzo-ARG, hoje à noite. Só que seus interlocutores estavam tão perplexos quanto eles. Afinal, Enderson Moreira, desta vez, havia exagerado no mistério.
Expectativa de público para San Lorenzo x Grêmio é de 40 mil pessoas
Para começar, em momento algum do trabalho de reconhecimento do gramado o treinador chamou seu goleiro titular para treinar com o restante do grupo. Com seguidas expressões de desconforto, Marcelo Grohe defendia chutes desferidos pelo preparador Rogério Godói, numa goleira instalada quase na beirada do campo. Ainda parecia sentir as mesmas dores na coxa direita que o deixaram fora da estreia no Brasileirão.
- Ele seguirá em tratamento até a hora do jogo - informou um integrante da comissão técnica.
Sem Rhodolfo, lesionado, Enderson compôs a zaga com Werley e Geromel. Outro motivo de surpresa para quem acompanhava o trabalho. Afinal, ainda que contestado, Bressan é mais experiente que Geromel. Por fim, ainda na defesa, o técnico abriu mão de Breno, lateral de origem, para improvisar o volante Léo Gago.
Treino de reconhecimento indica Grohe e Luan fora contra o San Lorenzo
No meio, Enderson manteve a rotina de provocar o debate de quem assistia à beira do gramado. Edinho foi reserva o tempo todo num setor que contava com Ramiro e Riveros na marcação e Zé Roberto e Dudu na armação. Como Edinho trocava ideias o tempo todo com Barcos, é sinal de que atuará, apesar da tentativa de despiste.
Na parte final do treino, Ramiro deu lugar a Luan. Uma mudança que tende a acontecer só no decorrer do jogo.
Seja qual for a escalação, o Grêmio sabe que reagir após duas derrotas seguidas, uma para o Inter, outra para o Atlético-PR, é a única forma de devolver a confiança aos torcedores.
O ambiente será todo favorável ao adversário. Projeta-se 40 mil argentinos contra, no máximo, 1,5 mil brasileiros no estádio. A boa notícia é que a imprensa local enxerga o San Lorenzo como um time frágil.
O Nuevo Gasómetro localiza-se no bairro Baixo Flores, uma zona pobre de Buenos Aires. Lá, estão instaladas as villas, espécie de favelas brasileiras. É onde moram imigrantes peruanos, bolivianos e paraguaios, que vêm tentar a sorte na cidade.
- Aqui, não adianta tentar arrumar táxi de noite. Só circulamos por aqui até cinco, seis horas da tarde - diz o taxista que levou ao estádio a equipe de Zero Hora.
É desse ambiente que o Grêmio tentará seguir vivo na Libertadores.
LIBERTADORES - OITAVAS DE FINAL - JOGO DE IDA - 23/04/2014
SAN LORENZO
Torrico; Buffarini, Valdés, Gentiletti e Mas; Mercier, Ortigoza, Villalba e Piatti; Correa e Matos. Técnico: Edgardo Bauza
GRÊMIO
Busatto (Marcelo Grohe); Pará, Werley, Pedro Geromel e Léo Gago; Edinho, Ramiro, Riveros, Zé Roberto e Dudu;Barcos. Técnico: Enderson Moreira
Horário: 22h
Local: Estádio Nuevo Gasómetro, Buenos Aires.
Arbitragem: Enrique Osses, auxiliado por Carlos Astroza e Sergio Roman (trio chileno).
O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada às 21h16min. A RBSTV, o SporTV e o Fox Sports 2 anunciam transmissão. Acompanhe o minuto a minuto em www.zerohora.com/jogoaovivo.