A estreia formal e exitosa de Rhodolfo no Gre-Nal, compondo uma eficiente linha de três zagueiros com Werley e Bressan, foi um lance tático para conter Leandro Damião na bola alta, alterar os procedimentos dos dois laterais (e como joga Alex Telles!). Não ganhou o Gre-Nal, mas não correu o risco de perdê-lo.
Nesta quinta, Werley está suspenso, Rhodolfo assume a primeira posição da zaga. Quase uma premonição para um jogo de cuidados e algumas malícias, afinal, o Coritiba faz campanha, está atrás apenas de Botafogo e Cruzeiro. Mas Renato Portaluppi continua sem Zé Roberto e Vargas, um núcleo de excelência que era aconselhável sempre ter um ou os dois em campo.
Riveros quase fica só no meio de campo. Pode jogar Ramiro, muito elogiado e já reconhecido, ou Adriano, o substituto ad-hoc. A garantia deve ser mais uma vez Elano, o remanescente ilustre no setor.
O Coritiba tem toda a razão para estar preocupado com a ausência possível de Alex, o nome do time e a contratação afetiva do clube e da torcida - Alex, bem pretendido, deu preferência ao Coxa, time e sua origem. Mas hoje é quarta, o jogo é amanhã na Arena do Grêmio.
SORTEIO DA COPA DO BRASIL
O sorteio dos times e dos locais dos jogos de oitavas de final em agosto da Copa do Brasil, feito nesta terça com alguma obviedade no Hotel Windsor/Barra, na zona sul do Rio, indicou o Santos como adversário do Grêmio e o Salgueiro, de Pernambuco, como adversário do Inter.
Só com muita sorte se poderia favorecer mais a um do que a outro. O Grêmio, com essa incompreensão que se faz sobre o futuro imediato do Santos, não teve sorte. O segundo jogo é na Arena, dependendo é claro de como tudo se resolveu no primeiro.
Agora é também um tempo para administrar o tempo que falta. A Copa do Brasil interfere com o Brasileirão e vai assim até novembro. Pensar é bom.
A credencial do Santos para o jogo dessa noite contra o Corinthians na Vila Belmiro é o 8 x 0 insolente do Barcelona. impensável em quase tudo, o jogo, a desforra, a reabilitação, a recuperação, novo fracasso, o alívio. E o que antecipar do Santos contra o Grêmio na Copa do Brasil?
Estou entre os que têm certeza de que o Corinthians do Tite, que está recomeçando sua campanha no Brasileirão, já com duas vitórias sucessivas, é melhor nesse momento.
Mais um problema e tanto para o Santos.
É impossível se esquivar dos clássicos no Brasileirão ou agora na Copa do Brasil, que estava sendo sorteada ontem à tarde. Além desse inconsolável Santos x Corinthians, o Atlético MG, que murchou em campo por distração ou felicidade (nada pode ser maior do que o campeão da América) joga no Mineirão contra o líder do campeonato, o Botafogo.
REFLEXOS DO GRE-NAL
A tabela se move.
A confusa arbitragem do Gre-Nal não apenas atualizou a questão das escolhas como levantou a série e consistente questão relativa à qualidade do futebol que se está jogando. O Santos foi o mestre de cerimônia, mas não ficou só nisso.
Que nenhum técnico brasileiro esteja trabalhando em clubes europeus ou citado por eles nas muitas trocas que têm sido feitas é mais uma advertência sobre a irrelevância do nosso futebol. Exagero?
Acho que sim. Mas são indicadores que o vexame do Santos apenas confirma dolorosamente.