O Grêmio passa por um momento de extremo cuidado na defesa. Em uma decisão, não se pode haver falhas. E não se pode ficar com o zagueiro em melhor momento também de fora. É por isso que o tratamento da lesão muscular de Werley tem sido intensivo para que ele esteja em campo na partida com o Independiente Santa Fe, na Colômbia, no dia 16.
O jogador adota cautela e não quis fixar prazos nem comentar um possível retorno para a o jogo da volta. Mas garante que está se sentido bem e a vontade de retornar é grande. O defensor também comentou o momento que passa o companheiro Cris e a qualidade de Gabriel e Bressan, dupla jovem que será escalada se ele não se recuperar a tempo.
Na última sexta-feira, pouco mais de 20 dias após sua lesão na coxa direita, o defensor correu no gramado suplementar do Olímpico com o preparador físico Antônio Mello. O trabalho é simultâneo às sessões de fisioterapia e de aplicação do Plasma Rico em Plaquetas, que ajudou na recuperação de Elano.
- Na segunda e na terça-feira nós vamos reavaliá-lo para ver se ele integrará a delegação que viaja para a Colômbia. Ele tem tido uma recuperação satisfatória até o momento com o nosso tratamento - comentou o diretor médico gremista Fábio Krebs
Como está se sentindo de fora em alguns momentos de decisão, como foi o jogo na última semana?
Não é fácil ficar de fora. Querer ajudar e não poder causa um sentimento muito estranho. Quarta-feira foi uma angústia danada, mas graças a Deus conseguimos uma vitória importante que vai nos ajudar a conquistar a vaga lá na Colômbia. Agora tenho que me concentrar na recuperação, que está muito boa, e ficar à disposição do Vanderlei o quanto antes, respeitando meu corpo e as orientações do departamento médico.
Você está recebendo um tratamento PRP, como foi com o Elano. Sente algo diferente na recuperação de outras lesões que teve?
Essa foi minha primeira lesão muscular mais complexa, então fica difícil de dizer se tem algo de diferente na recuperação. Estou fazendo tudo o que os médicos e fisioterapeutas orientam e me sinto bem. Estou com muita vontade de jogar. Todos nós no clube saberemos a hora certa de fazer isso.
Acha que vai dar para estar no segundo jogo?
Vamos ver como as coisas caminham. Ainda temos tempo até lá.
Você esteve na Arena para a primeira partida das oitavas. Que avaliação fez dos atacantes do Santa Fe?
São rápidos, com e sem a bola. Têm bastante velocidade. Isso certamente vai ser ainda mais explorado lá na altitude. Deu para pegar mais informações sobre como eles jogam. Vamos usar tudo a nosso favor lá fora.
Seu companheiro acabou novamente expulso. O Cris ainda passa por processo de readaptação ao Brasil?
Sem dúvida. Acho que são quase 10 anos jogando em outra escola, um estilo de futebol bem diferente do nosso aqui no Brasil. Ele é um jogador experiente, vitorioso, com passagem por seleção. Vai nos ajudar muito.
Bressan e até mesmo o Gabriel surpreenderam à opinião pública, seja imprensa ou torcida. A rapidez com que mostraram qualidade surpreendeu ao grupo também?
Se estão no Grêmio, é porque são jogadores de qualidade. Ninguém chega num clube grande como esse por acaso. É bom que estejam bem. Nosso ambiente é bom, isso também ajuda quem está chegando. Espero que rendam cada vez mais, para que o Grêmio seja beneficiado.
Especificamente falando do Gabriel, que acabou de chegar. Você chega a conversar com ele para passar algum tipo de ensinamento?
Foi tudo muito rápido. E, como estou em tratamento, minhas atividades têm sido um pouco diferentes das do resto do grupo. Tenho tratado em dois turnos, ficado mais tempo com os fisioterapeutas. Mas deu para perceber que é um jogador muito sério e que veio disposto a aproveitar a oportunidade. Ele pode contar comigo para o que precisar.
O 2 a 1 retomou a confiança do elenco? Borja, por exemplo, havia dito que via o Grêmio sem confiança nos últimos jogos...
Temos confiança no trabalho da direção e da comissão técnica, além de sabermos que o nosso grupo é muito bom tecnicamente e em termos de experiência. É um elenco vencedor. Quem está de fora até pode ter outra opinião, mas o que importa é o que nós pensamos e as certezas que temos. Sabemos o que queremos e vamos fazer de tudo para conquistar.