Um apagão criativo assaltou o Grêmio neste sábado. Com uma atuação abaixo da média, saiu perdendo para o Bahia, em Salvador, mas conseguiu buscar o empate com um gol de Kleber, que estava sem marcar havia nove jogos.
O resultado mantém a equipe de Vanderlei Luxemburgo na terceira posição do Campeonato Brasileiro - mas, além de perder a oportunidade de encostar no vice-líder Atlético-MG, o Grêmio agora vê o São Paulo se aproximando na tabela.
Enquanto o time gaúcho igualava o placar com o Bahia - foi o quarto empate consecutivo do Grêmio no Brasileirão -, o São Paulo vencia o Sport por 4 a 2. Agora, só dois pontos separam o Grêmio do tricolor paulista, quarto colocado na tabela.
A primeira etapa do jogo em Salvador foi dominada pelo Bahia. Apático, sentindo a falta do suspenso Zé Roberto na criação, o Grêmio viu-se encurralado no campo de defesa pela equipe de Jorginho. Aos 13 minutos, após imprimir um ritmo ligeiro na troca de passes, o Bahia perdeu um gol quando o centroavante Souza, livre de marcação, desviou de cabeça para fora.
Do lado gremista, a saída foi desacelerar o jogo tocando a bola no campo de defesa: o problema é que o time raramente ultrapassava a metade do campo. Só aos 16 conseguiu jogar-se ao ataque, quando Pará cruzou na área, mas Marcelo Moreno chegou atrasado para concluir.
O Bahia era mais agressivo. Aos 24, o atacante Jones dominou na frente de Marcelo Grohe, estava prestes a marcar, mas o goleiro conseguiu voar sobre suas pernas e mandar para escanteio. A equipe baiana insistia com ímpeto até que, aos 40 minutos, em cruzamento do lado esquerdo, Werley desviou para trás: a bola sobrou para Jones, que, no bico direito da pequena área, viu Gabriel entrando livre na frente do goleira. Quase caindo, Gabriel fez 1 a 0.
Leandro perde gols no segundo tempo
Foi uma sacudida no Grêmio, que finalmente partiu para cima. Dois minutos depois do gol do Bahia, Elano mandou uma bomba de fora da área. O goleiro Marcelo Lomba espalmou no pé de Kleber, que foi oportunista e mandou para a rede: 1 a a 1.
No segundo tempo, com Marco Antonio no lugar de Marquinhos, o Grêmio emparelhou o jogo. Mas logo aos dois, minutos, o centroavante Souza, do Bahia, cabeceou sem marcação na frente de Marcelo Grohe. A sorte é que a testada saiu fraca, nas mãos do goleiro gremista. Foi quando Leandro entrou no lugar de Marcelo Moreno, desaparecido na partida, que o Grêmio chegou a tomar as rédeas do jogo.
Aos 20, o jovem atacante perdeu um gol inacreditável ao se atrapalhar tentando driblar, em vez de chutar, para desespero de Vanderlei Luxemburgo, que esbravejava à margem do campo. Leo Gago, que entrara no lugar de Elano, já havia soltado um petardo em uma cobrança de falta que assustou o goleiro Marcelo Lomba. E já nos acréscimos, aos 47 minutos, Leandro novamente entrou na área com velocidade, mas Lomba salvou o Bahia a queima-roupa.
O forte ritmo de jogos nas últimas semana visivelmente prejudicou o Grêmio, um time cansado em Salvador.
BRASILEIRÃO - 33ª RODADA - 27/10/2012
BAHIA
Marcelo Lomba; Jussandro, Danny Morais (Lucas Fonseca, 10'/2º), Titi e Neto; Fabinho, Hélder, Diones e Gabriel (Jéferson, int); Jones (Elias, 25'/2º) e Souza. Técnico: Jorginho
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico, Fernando, Souza, Elano (Léo Gago, 15'/2º) e Marquinhos (Marco Antonio, int); Kleber e Marcelo Moreno (Leandro, 12'/2º). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Gabriel (B), aos 40 minutos, e Kleber (G), aos 43 minutos do primeiro tempo
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Marcelo Carvalho van Gasse e Guilherme Dias Camilo
Cartões amarelos: Titi, Jones, Souza e Lucas Fonseca (B); Pará, Kleber e Leandro (G)
Renda: R$ 566.495
Público: 32.157 pagantes
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)