O Grêmio sentiu a ausência da dupla titular na zaga diante do Pelotas neste domingo. Sem poder contar com Gilberto Silva, que sofreu uma fratura no nariz no jogo diante do Avenida, e Werley, que sofreu uma fratura nas costelas, o técnico Vanderlei Luxemburgo utilizou Vilson e Pablo no setor.
Confira a crônica da partida em Pelotas
A galeria de fotos da derrota gremista na Boca do Lobo
Relembre os lances da partida no blog Dupla ao vivo
Entretanto, a nova dupla sofreu com falta de entrosamento e teve uma estreia para esquecer. Logo aos dois minutos de jogo, o lateral Brida avançou pela esquerda e cruzou na área. Mesmo com maior estatura em relação aos titulares, Vilson e Pablo estavam fora de posição e quem subiu para marcar Reinaldo foi o lateral-esquerdo Julio Cesar. No entanto, sem efeito: o centroavante do Pelotas não teve dificuldade para escorar de cabeça para o fundo do gol de Victor e marcar o único gol da partida.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, outra falha da zaga. Clodoaldo fez fila na entrada da área. Vilson não conseguiu desarmar o atacante do Pelotas, que avançou área a dentro até ficar na cara de Victor. Só não ampliou o placar por conta de uma defesa providencial do arqueiro gremista.
Vilson realmente não estava em uma boa jornada. Aos 17 minutos do segundo tempo, o zagueiro levou até janelinha do meia Maicon Sapucaia ao lado da área e cedeu escanteio ao Pelotas. Na cobrança, nova derrota pelo alto: Reinaldo subiu mais alto e cabeceou com extremo perigo, a esquerda do gol de Victor. O atacante quase marcou seu segundo na partida.
Apesar das falhas, o técnico Vanderlei Luxemburgo absolveu a nova dupla de zaga. Segundo o treinador, a "marcação frouxa" demonstrada pela equipe neste domingo funcionou como um "efeito cascata" que acabou deixando os defensores mais expostos diante do Pelotas.
- Erraram como toda a equipe. Aí os zagueiros ficam mais expostos e acabam pagando. A marcação começa frouxa na frente, daí o cara chega com perigo. E você vê, foi um lance. Não tivemos aquela marcação que eu gosto de tirar o espaço do adversário - disse o treinador.
Mesmo com a derrota frente ao Pelotas, o Grêmio garantiu o primeiro lugar do Grupo 2. Como o Veranópolis empatou diante do Cruzeiro-POA, chegou aos 10 pontos e não pode mais alcançar os 15 pontos na última rodada.
O time de Vanderlei Luxemburgo fecha a participação na fase de classificação da Taça Farroupilha contra o Caxias, no próximo domingo, a partir das 16h, no Olímpico. Antes disso, enfrenta o Ipatinga em Minas Gerais, pelo primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira.
Muito a melhorar
Vilson e Pablo não conseguem suprir ausência da zaga titular diante do Pelotas
Com Gilberto Silva e Werley fora por lesão, nova dupla no setor sofreu com falta de entrosamento
GZH faz parte do The Trust Project