O Grêmio não conseguiu se encontrar no gramado da Boca do Lobo e acabou superado pelo Pelotas por 1 a 0 fora de casa. A derrota foi a primeira do técnico Vanderlei Luxemburgo no comando tricolor e tirou a invencibilidade do time na Taça Farroupilha. O gol foi marcado pelo centroavante Reinaldo, aos dois minutos do primeiro tempo.
A galeria de fotos da vitória do Pelotas na Boca do Lobo
Relembre os lances da partida no blog Dupla ao vivo
Mesmo com a derrota contra o Pelotas, o Grêmio garantiu o primeiro lugar do Grupo 2. Como o Veranópolis empatou diante do Cruzeiro-POA, chegou aos 10 pontos e não pode mais chegar aos 15 pontos na última rodada.
O time de Vanderlei Luxemburgo fecha a participação na fase de classificação da Taça Farroupilha contra o Caxias, no próximo domingo, a partir das 16h, no Olímpico. Antes disso, enfrenta o Ipatinga em Minas Gerais, pelo primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil, nesta quarta-feira.
Pelotas abre o placar no começo do jogo
O Grêmio entrou no gramado da Boca do Lobo tentando confirmar a primeira colocação do grupo 2 da Taça Farroupilha. No entanto, não contava com a imposição do time da casa logo no começo da partida. Logo aos dois minutos de jogo, o Pelotas abriu o placar. O lateral Brida avançou pelo lado esquerdo e cruzou para o centroavante Reinaldo escorar de cabeça para o fundo do gol de Victor.
O gol surpreendeu o Grêmio. No entanto, o time de Vanderlei Luxemburgo tratou de ir para o ataque. Mas sem efetividade. Bertoglio tentava arrancadas com a bola, mas acabava desarmado pela zaga do Pelotas. A pressão gremista seguia pelo alto: Marquinhos e Gabriel tentavam cruzamentos que também não conseguiam encontrar arremates dentro da área.
Aos 20 minutos, a primeira chance de perigo tricolor. Bertoglio sofreu falta entrada na área e Léo Gago cobrou com muito perigo, obrigando o goleiro Fernando Jr. a fazer grande defesa em chute que acabou batendo na trave.
No entanto, o time do Grêmio não conseguia esforços organizados no ataque. Marcelo Moreno tentava abrir pelas laterais e cruzar. No entanto, a bola não encontrava o alvo desejado na área. Julio Cesar também tentou com chute de longe, mas não levou perigos ao gol de Fernando Jr. Mas o Pelotas levou novo perigo para o gol do Grêmio.
Aos 25 minutos, Victor fez a principal defesa do jogo. Clodoaldo fez fila na zaga tricolor e o goleiro salvou em grande intervenção em chute a queima roupa.
Três minutos depois, Bertoglio quase marcou o gol de empate. O argentino recebeu passe de Moreno na entrada da área e chutou para boa defesa de Fernando Jr.
Marcelo Moreno tentava buscar alternativas no ataque tricolor. O camisa 9 recebeu lançamento na área, girou e chutou sem ângulo na trave do goleiro Fernando Jr. O Grêmio tentou outra blitz aérea: Souza, Léo Gago e Gabriel tentaram lançamentos na área. Sem efeito mais uma vez.
No final do primeiro tempo, a principal chance de ataque para o Grêmio. Léo Gago lançou na área, Souza fez a parede e a bola sobrou com Gabriel, que chutou com muito perigo pela direita da meta de Fernando Jr. Mas não adiantou: a primeira etapa terminou com vantagem áureo-cerúlea na Boca do Lobo.
Luxemburgo muda o time, mas não reverte o placar
O Grêmio voltou para o segundo tempo com duas alterações. O técnico Vanderlei Luxemburgo sacou Souza e Gabriel para as entradas de André Lima e Edilson. Com isso, Marcelo Moreno foi deslocado para o lado do ataque e Bertoglio foi recuado para o meio-campo.
Aos sete minutos, chance de perigo para o Grêmio: Marcelo Moreno cruzou pela esquerda e André Lima quase marcou de voleio dentro da área. Cinco minutos depois, outra oportunidade. Marcelo Moreno recebeu cruzamento na área e cabeceou com muito perigo para a meta pelotense.
Aos 18 minutos, a resposta do Pelotas. Reinaldo, que já tinha marcado no primeiro tempo, recebeu cruzamento e cabeceou com perigo, a esquerda do gol de Victor.
Luxemburgo tentou outra mudança no time do Grêmio: retirou Marquinhos e colocou Leandro em campo. O Grêmio seguiu pressionando. Aos 30 minutos, Edilson cobrou falta e Fernando Jr. espalmou na área. Marcelo Moreno pegou o rebote e chutou picado para nova defesa do goleiro. Quatro minutos depois, Bertoglio tentou chute de fora da área e levou perigo para o gol do Pelotas.
O Grêmio ainda tentou marcar no final do jogo. E insistiu na blitz aérea pela última vez. Novamente sem resultado. Leandro cruzou para André Lima, que cabeceou com perigo para a defesa de Fernando Jr. Após, Edilson também levantou bola na área e Moreno tentou a bicicleta. No entanto, o camisa 9 não alcançou a bola. Já nos acréscimos, Vilson subiu na área do Pelotas e cabeceou com perigo. Mais uma vez para fora.
No final, a primeira derrota do Grêmio sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que precisará injetar ânimo na equipe que começa a decidir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil diante do Ipatinga, nesta quarta-feira, em Minas Gerais.
FICHA TÉCNICA - PELOTAS 1 X 0 GRÊMIO
Local: Boca do Lobo, Pelotas (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Marcelo Barison e Max Augusto Vioni
Cartões amarelos: Carlos Augusto (PEL); Fernando, Vilson (GRE)
Gol: Reinaldo, 2'/1T(1-0);
PELOTAS:
Fernando Júnior, Igor, Marco Tiago, Kléber Goiano e Brida (Renato, 30'/2T); Douglas Silva, Carlos Augusto, Cleiton e Maicon Sapucaia (Wlliam Paulista, 37'/2T); Reinaldo e Clodoaldo (Clayton, 32'2/T)
Técnico: Beto Almeida
GRÊMIO:
Victor, Gabriel (Edílson, intervalo), Pablo, Vilson e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza (André Lima, intervalo) e Marquinhos (Leandro, 21'/2T); Bertoglio e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo