Num único jogo, o Grêmio perdeu sua zaga titular.
Com fraturas no nariz e nas costelas, sofridas quinta-feira, Gilberto Silva e Werley forçam Vanderlei Luxemburgo a optar por Vilson e Pablo, uma dupla que ainda não atuou junta, contra Pelotas e Ipatinga, este último pela Copa do Brasil.
Operado no Hospital Mãe de Deus pelo cirurgião Marcos Vinícius Collares, Gilberto Silva ao menos voltará muito antes das três semanas inicialmente previstas. Usará uma máscara, como havia sugerido Luxemburgo (confira como será ao lado). Hoje à tarde, ele terá as medidas de seu rosto tiradas pelos técnicos ortopédicos Sérgio Luís Ribeiro e Marco Afonso Prestes.
Apelidada de capacete para nariz, a máscara protetora ficará pronta em quatro dias. Fabricada com plástico prolipropileno, ela é presa na testa e nos ossos da face. A proteção do nariz é feita com material que lembra uma borracha, o que reduz o impacto dos choques. Modelo semelhante foi utilizado no ano passado por um jogador de futsal de Passo Fundo.
Os dois técnicos ortopédicos, Ribeiro e Prestes, mantêm uma antiga relação com o Grêmio. Na década de 80, moldaram palmilhas para Baidek, na época ainda um zagueiro da base. Mais recentemente, fabricaram uma caneleira de fibra de carbono para Sandro Goiano. Também atenderam o ex-goleiro do Inter Clemer, a quem forneceram um colete ortopédico.
Werley começou a queixar-se de dores nas costelas após a partida contra o Cruzeiro, a mesma em que Kleber fraturou o tornozelo direito. Como não sentia dores na segunda-feira, dispensou-se a realização de exames. O problema voltou após uma queda no jogo contra o Avenida. Ontem, um Raio X confirmou a fratura e a necessidade de uma parada por 10 dias. As duas lesões agravam os problemas da zaga. Além de Vilson e Pablo, as únicas alternativas para o setor são Naldo e Douglas Grolli. Saimon, que passou por cirurgia de hérnia no púbis, não volta antes de um mês.
Para piorar, a vinda de Naldo, do Werder Bremen, está descartada. Conforme dirigentes do clube alemão, o Grêmio demorou muito a buscar as garantias bancárias e perdeu a chance de fechar negócio até 4 de abril, quando se encerra a janela de transferências. Naldo foi relacionado pelo técnico Thomas Schaaf para o jogo deste sábado contra o Mainz, pela 28ª rodada da Bundesliga. Ele é breve nas declarações sobre voltar ao Brasil.
- Deixo essas coisas com meus empresários. Procuro ficar fora desse tipo de especulações - diz.
Clubes da China, Rússia e da própria Alemanha também demonstraram interesse pelo jogador.
Clique na imagem abaixo para ver como ficará a máscara de Gilberto Silva