Com uma goleada por 4 a 0 sobre o Avenida, o Grêmio garantiu uma vaga nas quartas de final da Taça Farroupilha. Marcelo Moreno e Facundo Bertoglio foram os destaques da partida. O camisa 9 marcou duas vezes no primeiro tempo, Léo Gago fez o terceiro na segunda etapa e o argentino fechou o placar no final da partida.
Confira a galeria de fotos da goleada gremista no Olímpico
Relembre todos os lances da partida no blog Dupla ao Vivo
Com o resultado, o Grêmio chega aos 15 pontos no Grupo 2 e mantém a liderança invicta no returno do Gauchão. O time de Vanderlei Luxemburgo volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Pelotas, a partir das 16h, no Estádio Boca do Lobo.
Moreno garante a vantagem na primeira etapa
Com Kleber Gladiador assistindo a partida em um dos camarotes, o Grêmio iniciou a partida em alta velocidade. Logo no primeiro ataque, Marcelo Moreno conseguiu um escanteio. E justamente ele, o camisa 9, aproveitou o lance para marcar. Léo Gago levantou a bola na área, a zaga do Avenida rebateu e a bola acabou sobrando para o centroavante, que emendou um belo voleio e abriu o placar no Olimpico. Tudo isso no primeiro minuto de jogo.
Em seguida, novo ataque gremista. Facundo Bertoglio invadiu a área do Avenida, foi tocado e caiu. No entanto, o árbitro Jean Pierre Lima não marcou nada.
Mas o Avenida também atacava. Aos seis minutos, Vinícius invadiu a área e Victor fechou o ângulo. O lateral-esquerdo do Avenida tentou o passe, mas Fernando fez um desarme providencial. Em seguida, nova chance para o time de Santa Cruz: Carlos Eduardo arriscou uma bomba de fora da área e Victor espalmou pela linha de fundo.
A partir daí, o Grêmio voltou a pressionar. Aos 11 minutos, Fernando dominou na intermediária do Avenida e arriscou um chute que saiu pela esquerda do gol de Rodrigo Feijão.
Um minuto depois, a pressão surtiu efeito. Facundo Bertoglio fez boa jogada pela esquerda, tentou o cruzamento e a bola bateu na mão do zagueiro Anderson Bill. Pênalti marcado pelo árbitro Jean Pierre Lima. Marcelo Moreno pegou a bola para cobrar e deslocou o goleiro Rodrigo Feijão: 2 a 0.
O Grêmio seguiu mandando na partida. Aos 26 minutos, Moreno rouba bola na intermediária, passa para Marquinhos, que lança Fernando na cara do gol. No entanto, o volante chutou fraco, nas mãos de Rodrigo Feijão. No final do primeiro tempo, outra chance de perigo: Marcelo Moreno girou na entrada da área, deu uma cavadinha e quase encobriu o Rodrigo Feijão.
Léo Gago e Bertoglio completam a goleada
O Grêmio voltou com duas alterações para a segunda etapa. Vanderlei Luxemburgo sacou Gabriel e Souza para as entradas de Julio Cesar e Marco Antônio. E o time da casa manteve o comando do jogo.
Aos oito minutos, Moreno quase marcou o terceiro. Marco Antônio lançou na área e o camisa 9 chutou com perigo para a defesa de Rodrigo Feijão. Em seguida, o próprio Marco Antônio cruzou pela direita e quase surpreendeu o goleiro do Avenida.
Mas o time de Santa Cruz também surpreendia. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Carlos Eduardo, na cara de Victor, que perdeu chance clara de gol.
Minutos depois, Gilberto Silva se envolveu em dividida com Leonardo e precisou de atendimento médico. O capitão tricolor saiu de campo com o nariz sangrando por conta de uma fratura lance e deve de ficar de fora de duas a três semanas. Acabou substituído por Vilson.
Apesar da má notícia, Léo Gago tratou de ampliar o placar aos 21 minutos de jogo. O camisa 8 avançou pelo lado esquerdo e soltou uma bomba para marcar o terceiro gol tricolor na partida.
Em seguida, Juninho Ribeiro fez falta dura em Bertoglio e acabou expulso. O que só facilitou a vitória do Grêmio. E ainda faltava um gol de Bertoglio. O argentino criava alternativas de ataque com velocidade e foi bem ao substituir Kleber.
E fez por merecer ao fechar o placar aos 36 minutos do segundo tempo. Julio Cesar faz bela jogada pela esquerda, cruzou na área e a bola sobrou para Bertoglio, que chutou para o fundo do gol de Feijão. 4 a 0.
O argentino quase ampliou no lance seguinte, quando recebeu livre na área e obrigou o goleiro Feijão a fazer grande defesa. Moreno também perdeu duas oportunidades no final do jogo. No entanto, o camisa 9 estava com crédito. Ao lado de Bertoglio, foi o destaque da partida que garantiu a classificação do Grêmio para as quartas de final da Taça Farroupilha.
FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 4 X 0 AVENIDA
Árbitro: Jean Pierre Lima, auxiliado por Paulo Ricardo Conceiçãoe Tatiana Jaques de Freitas
Renda/Público: R$ 112.221,25/6.376 pagantes/9.730 presentes
Cartões amarelos: Bertoglio (GRE); Juninho Ribeiro (AVE)
Cartão vermelho: Juninho Ribeiro (AVE), 25'2T
GOLS:
Marcelo Moreno, 1'/1T (1-0); Marcelo Moreno, 13'/1T (2-0); Léo Gago, 20'/2T (3-0) e Bertoglio, 36'/2T (4-0)
GRÊMIO:
Victor, Gabriel (Julio Cesar, intervalo), Werley, Gilberto Silva (Vilson 18'2T) e Pará; Fernando, Souza (Marco Antônio, intervalo), Léo Gago e Marquinhos; Bertoglio e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
AVENIDA:
Rodrigo Feijão, Dudu, Anderson Bill, Eliézio e Vinícius (Juninho Ribeiro, intervalo); Carlos Alberto, Carlos Eduardo, Fábio Pinho e Edimar (Leonardo); Alexandre e Osny (Sálvio, 28'2T)
Técnico: Gilmar Iser.