Marquinhos, 30 anos, já pode se orgulhar de estar na galeria dos jogadores de Gre-Nal. Neste domingo, em seu terceiro clássico por esses pagos, o meia convertido em volante marcou seu segundo gol. E surpreendeu pela sinceridade ao sair de campo, no intervalo.
- E o gol, Marquinhos? Esse tipo de cobrança é característica sua - disse o repórter de rádio.
Marquinhos sorriu. E desoncertou a todos:
- Não, gente. Eu tentei cruzar. Não chutei direto no gol, não.
Marquinhos percebeu a estupefação dos jornalistas à sua frente e parece ter tentado minimizar o impacto da sua declaração.
- É claro que isso é o resultado de muito treino e dedicação. É o prêmio pelo trabalho e pelo treinamento.
Marquinhos é assim mesmo, surpreendente. E autêntico. O catarinense de cabeça fresca ainda encontrou tempo em meio ao clima do Gre-Nal para brincar com Dorival Júnior. Quando o técnico colorado atravessou o gramado do Olímpico rumo ao reservado, antes de começar o jogo, os trocaram um longo e afetuoso abraço. São amigos de longa data. Trabalharam juntos no Santos, quando ganharam a Copa do Brasil de 2010.
Entrava sempre no segundo tempo e era espécie de irmão mais velho da gurizada Neymar, Ganso e André. Inclusive tentou contornar a discussão pública entre o técnico e Neymar durante jogo na Vila Belmiro.
- O que aconteceu neste gol é que deixei o Dorival Júnior um pouquinho triste. Mas já fiz muitos assim a favor dele, não tem do que reclamar - sorriu o meia, antes de entrar para o vestiário.
Recuado por Caio Junior para o lugar de Léo Gago, Marquinhos foi o maestro do Grêmio. Saiu para o jogo, organizou e ditou o ritmo de um time ainda em formação. Foi o responsável por cobranças de falta e de escanteio, centralizou as atenções do time.
Sem Douglas, cujo final de romance com os gremistas foi atribulado, recai sobre Marquinhos a função de pensar em azul, preto e branco. Por isso, a torcida reagiu ao ver a substituição dele por Gilberto Silva aos 31 minutos do segundo tempo.
- O Marquinhos cansou, por isso eu o troquei pelo Gilberto Silva - explicou Caio Júnior em sua entrevista coletiva.
Destaque gremista
Maestro no Gre-Nal, Marquinhos diz que tentou cruzamento ao marcar o gol
Meia foi o autor do primeiro gol do Grêmio no clássico em cobrança de falta
Leonardo Oliveira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project