
O Gauchão 2025 conta com uma novidade fora das quatro linhas dos gramados dos estádios espalhados pelo Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, todos os jogos do campeonato estadual contam com árbitro de vídeo para revisar os lances não assinalados ou não vistos pelos árbitros.
Nas oito rodadas da primeira fase, o VAR já interferiu em diversas decisões de jogos de Grêmio e Inter. Zero Hora faz um raio x delas. Confira:
1ª Rodada
Pênalti para o Inter contra o Guarany-Ba
Em um lance dentro da grande área, Wesley é deslocado por baixo pelo jogador da equipe de Bagé e cai. O árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro marca escanteio, mas é alertado pelo VAR de possível pênalti. Ao revisar o lance, assinala a infração.
Opinião de Diori Vasconcelos
"Wesley chega primeiro na bola, vejo uma disputa. Ele coloca na frente e o jogador do Guarany-Ba toca no tornozelo do Wesley, impedindo que o atacante do Inter siga na jogada. Por isso, o VAR está acionando Jonathan Pinheiro para rever o lance. O pênalti vai ser marcado."
Expulsão de jogador do Brasil de Pelotas contra o Grêmio
No começo do segundo tempo, Rodrigo Ely e o atacante Mayco Félix dividiram uma bola, com o jogador do Grêmio levando a pior. Em campo, Lucas Horn marcou a falta e deu o cartão amarelo para o jogador do Brasil de Pelotas. No entanto, foi chamado ao VAR. Olhando o lance novamente, manteve apenas o amarelo.
Opinião de Diori Vasconcelos
"Rodrigo Ely tá vindo para dar um bico e o jogador do Brasil dá aquela solada no chute. Lance muito feio para o Rodrigo Ely. É um lance interpretativo, não acredito que vá aplicar o cartão vermelho."
2ª rodada
Pênalti para o Inter contra o Juventude
Borré e Cipriano dividiram uma bola dentro da área, com o jogador do Inter levando a pior. Em um primeiro momento, Rafael Klein marcou escanteio. Apesar disso, foi chamado para rever o lance e assinalou a penalidade.
Opinião de Diori Vasconcelos
"Para mim, é disputa de espaço. Lance normal. Aposto que ele vai autorizar a bola rolar novamente. Tem o contato, mas achei de jogo."
3ª rodada
Expulsão do jogador do São José contra o Inter
Alan Patrick recebeu a bola de costas, no campo de defesa e foi atropelado por Jhonata Varela. Em um primeiro momento, Anderson Daronco marcou apenas a falta. Na revisão no VAR, o árbitro viu que o camisa 10 colorado foi atingido na altura do joelho. Cartão vermelho.
Opinião de Diori Vasconcelos
"Lance para vermelho. A imagem mostra o jogador do São José indo com a sola da chuteira na altura da panturrilha. Pegada violenta. Vermelho direto. Perfeito o VAR."
Anulação do gol de Enner Valencia
Vitão cruzou da direita, Valencia dividiu com a defesa. A bola bateu em seu braço, que até estava colado no corpo, e entrou. Em campo, Daronco confirmou o gol. Apesar disso, foi chamado para rever o lance e o anulou posteriormente.
Opinião de Diori Vasconcelos
"Quando o jogador do São José vai afastar, ele chuta a bola no braço direito do Valencia, que está colado no corpo. No entanto, isso não importa para a regra. O gol deve ser anulado nessa situação."
Pênalti para o Inter contra o São José
No fim do jogo, mais um lance com a intervenção do VAR. em uma cobrança de escanteio, um defensor do São José, ao tentar cortar a bola, tocou com a mão. Daronco foi acionado, reviu o lance na tela e assinalou pênalti.
Opinião de Diori Vasconcelos
"Para mim, é pênalti. O jogador do São José salta, ninguém toca na bola e ele com o braço aberto acaba afastando a bola. Deve ser marcado o pênalti para o Inter."
Gol do Grêmio contra o Monsoon

A goleada gremista começou com um gol que só foi confirmado pelo VAR. Afinal, em campo o assistente marcou impedimento de Arezo, quem balançou as redes.
Na revisão de vídeo, porém, percebeu-se que o uruguaio estava em condição legal e o gol foi validado.
4ª rodada
Gol anulado de Braithwaite
Villasanti rouba a bola dentro da área do São Luiz. Na sobra, Braithwaite chuta cruzado e marca para o Grêmio, mas, após aproximadamente cinco minutos de checagem do VAR, o gol é anulado por impedimento do paraguaio na origem do lance.
Revisão de disputa de bola com Alan Patrick
Na partida contra o Avenida, ainda no primeiro tempo, Alan Patrick disputou a bola na entrada da área e foi ao chão. O árbitro Wagner Echevarria mandou o jogo seguir. Na sequência, quando a bola parou, foi chamado ao VAR para revisar o lance. Após ver a jogada na tela, manteve sua decisão tomada em campo.
5ª rodada
Revisão de possível pênalti para o Brasil de Pelotas
O VAR precisou agir logo no início da partida entre Inter e Brasil de Pelotas. O árbitro foi ao monitor analisar um agarrão de Pablo em Bruno Miranda dentro da área colorada. A decisão final, assim como já havia sido com a bola rolando, foi de não marcar o pênalti.
Revisão de possível pênalti para o Inter
Um lance parecido ao ocorrido entre Pablo e Bruno Miranda aconteceu na área do Brasil de Pelotas. Escanteio para o Inter e Valencia agarrado por Charopem. Árbitro foi ao VAR e não marcou o pênalti.
Gol anulado do Brasil de Pelotas
Na segunda etapa da partida desta quarta-feira (5), quando o placar ainda sinalizava 2 a 0 para o Colorado, o Xavante chegou a descontar, mas viu seu gol ser anulado por impedimento, após revisão pelo árbitro de vídeo. Veja o lance abaixo.
Terceiro gol colorado
O último gol do Inter na goleada sobre o Brasil precisou de uma análise mais aprofundada do VAR. A arbitragem avaliou uma possível posição irregular de Pablo, que cruzou para Valencia balançar as redes. Ele não estava a frente do penúltimo jogador xavante e, com isso, o gol foi confirmado.
6ª rodada
O Gre-Nal 444, disputado na Arena no sábado (8), terminou empatado em 1 a 1. O Grêmio saiu na frente do placar com gol de Braithwaite, aos 24 minutos do segundo tempo, de pênalti.
O lance que gerou a penalidade foi em uma falta cobrada por Cristaldo, interceptada por Wanderson na barreira.
O VAR chamou o árbitro Rafael Klein, que após análise, sinalizou a penalidade a favor do Tricolor. Segundo a avaliação, Wanderson teria estendido o braços e feito um movimento não-natural.
8ª rodada
O VAR recomendou a revisão do lance que definiu a expulsão de João Lucas, lateral do Grêmio, contra o Ypiranga.
Semifinal - Grêmio x Juventude (ida)

No jogo de ida da semifinal do Gauchão, entre Grêmio e Juventude, neste sábado (22), um lance aos 30 minutos do primeiro tempo gerou reclamações por parte do Tricolor. Isto ocorreu quando a bola foi levantada pelo lateral João Pedro na área e o zagueiro Abner disputa o lance com o meia Monsalve.
O pênalti não foi marcado e o árbitro não foi chamado para revisão no VAR.
Semifinal - Juventude x Grêmio (volta)

Na partida de volta, o lance do gol do Grêmio teve intervenção do VAR. O árbitro Anderson Daronco validou o lance em campo, assim como o responsável pela arbitragem de vídeo.
O profissional do apito explicou para os capitães de ambas as equipes que iria ver o vídeo na beira do campo para confirmar.
Além de assinalar o gol, Daronco também viu imagens da confusão que ocorreu logo na sequência, e aplicou vermelho para o técnico Gustavo Quinteros e para Reginaldo, do Juventude.
Opinião de Diori Vasconcelos:
"Ficou claro que a perna de Gustavo Martins atinge o rosto do jogador do Juventude antes de tocar na bola. Houve toque claro no rosto. É falta. O gol foi irregular."
Semifinal - Inter x Caxias (volta)

Quase no final do primeiro tempo de Inter x Caxias, pelo jogo de volta da semifinal do Gauchão, um pênalti foi marcado para os visitantes, com intervenção do VAR.
O chute de Tomas Bastos, do Caxias, bateu no braço de Victor Gabriel, do Inter. O árbitro de vídeo chamou Roger Goulart para analisar o lance.
A decisão foi pela marcação da penalidade, a qual foi convertida pelo próprio Tomas Bastos.
Final - Inter x Grêmio (volta)
Aos 16 minutos do segundo tempo, Lucas Esteves cobrou falta dentro da área e Wagner Leonardo desviou para vencer Anthoni. Os jogadores do Inter pediram para Marcelo de Lima Henrique ir ao VAR, mas o árbitro de vídeo não chamou para revisão.
O gol foi validado e o Gre-Nal 446 terminou empatado em 1 a 1.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.