O Gauchão chegou ao fim. Foram 76 jogos disputados, com 165 gols marcados. Quem ficou com o título foi o Grêmio. O Tricolor, que superou o Juventude na decisão, chegou à sétima conquista consecutiva.
Para celebrar mais um Estadual, a Editoria de Esportes de GZH elegeu, por meio de votação, o time ideal. Além disso, foram escolhidos o melhor técnico, a revelação e o craque do campeonato.
Quatro equipes estão representadas. O destaque, é claro, foi o Grêmio, com cinco jogadores entre os 11. São eles: Kannemann, Villasanti, Cristaldo, Gustavo Nunes e Diego Costa. O craque (Diego Costa) e a revelação (Gustavo Nunes) também são do campeão. Além deles, o melhor treinador pela votação foi Renato Portaluppi.
O Juventude, vice-campeão, tem quatro jogadores na seleção do campeonato: o zagueiro Zé Marcos, o lateral-direito João Lucas, o volante Caíque e o atacante Lucas Barbosa. O Caxias, com o lateral-esquerdo Dudu Mandai, e o Guarany de Bagé, com o goleiro Rodrigo Mamá, contam com um atleta entre os melhores do torneio.
O Inter, que teve maior representatividade na seleção da primeira fase, não contou com eleitos desta vez.