As emoções da última rodada da primeira fase do Gauchão 2024, neste sábado (2), poderão ser vistas ao vivo e ao mesmo tempo em GZH. Em mosaico, todos os lances de quatro jogos que decidem a classificação e o rebaixamento no Estadual serão transmitidos em uma live especial no canal do YouTube de GZH.
A partir das 16h30min, Rafael Diverio e Lucas Arruda comandam o mosaico com os confrontos entre São Luiz x Santa Cruz, Ypiranga x Brasil, Novo Hamburgo x Caxias e Avenida x São José.
Veja os cenários das partidas
Avenida x São José
Neste jogo, a equipe mandante está brigando para não ser rebaixada, enquanto os visitantes visam terminar o campeonato no G-4.
- O Avenida está em 11º na tabela e não depende apenas de si na rodada. Em caso de derrota, o clube será rebaixado junto do rival Santa Cruz. Para não cair, o Periquito precisa vencer e torcer por derrota ou empate de Novo Hamburgo ou Ypiranga. Empatando o duelo contra o São José, o Avenida também foge do rebaixamento com derrota do Novo Hamburgo ou do Ypiranga, podendo terminar em 9º ou 10º na tabela. Ainda há a chance de classificação em oitavo, para encarar o Inter nas quartas de final, mas para isso é necessário o Periquito vencer e torcer contra Novo Hamburgo, Ypiranga e São Luiz.
- Já classificado, o São José entra em campo sem muita responsabilidade. A meta do Zeca é terminar dentro do G-4. Atualmente em quinto na tabela, com 14 pontos, o clube da Capital pode chegar aos 17 pontos se vencer. Com isso, o São José pode terminar em terceiro lugar, com derrotas ou empates de Guarany-Ba e Juventude na rodada. Caso apenas um dos dois tropecem, o Zeca termina em quarto e joga no Passo D'Areia nas quartas de final. Empatando contra o Avenida, o São José permanece em quinto com tropeços de Brasil-Pel e Caxias. Perdendo em Santa Cruz, o Zeca fica - na pior das hipóteses - em sétimo lugar e enfrenta o Grêmio, na Arena.
São Luiz x Santa Cruz
O duelo em Ijuí é importante apenas para o São Luiz, que luta para não cair e pode se classificar em caso de vitória. O Galo já está rebaixado e em último lugar.
- Uma vitória simples do São Luiz garante a equipe nas quartas de final para encarar o Inter, no Beira-Rio. Com 10 pontos na tabela, a equipe de Ijuí pode até empatar que dificilmente será rebaixada, pois dependeria do Avenida vencer sua partida e tirar um saldo de cinco gols. Por fim, caso o São Luiz seja derrotado, ele torce para que Avenida, Novo Hamburgo ou Ypiranga não vençam suas respectivas partidas.
- Sem pretensões no campeonato, o Santa Cruz é o último colocado com quatro pontos. Qualquer resultado não influencia em nada na sua tabela, mas uma derrota pode ajudar a rebaixar seu o maior rival: o Avenida.
Ypiranga x Brasil-Pel
O confronto em Erechim terá uma equipe que briga contra o rebaixamento e outra que ainda pode chegar ao G-4.
- O Ypiranga é o primeiro time fora da zona do rebaixamento, com nove pontos. Para não cair, o Canarinho precisa vencer. Caso seja derrotado pelo Brasil-Pel, o clube torce por derrota do Avenida. Empatando, o Ypiranga se salva com derrota do Novo Hamburgo. Ainda há a chance do Canarinho se classificar em oitavo e enfrentar o Inter nas quartas. Para isso, precisa vencer e torcer por tropeços do Noia e do São Luiz.
- O Brasil de Pelotas é o sexto colocado e quer terminar do G-4 para ter a chance de jogar no Bento Freitas. Para isso, o Xavante precisa vencer e torcer por tropeços de Guarany-Ba, Juventude e São José. Empatando ou perdendo, o Brasil pode terminar entre quinto e sétimo, o que resultaria em jogo longe de Pelotas no mata-mata.
Novo Hamburgo x Caxias
O Estádio do Vale vai decidir a permanência do Novo Hamburgo no Gauchão, enquanto o Caxias ainda pode alcançar o G-4.
- A situação do Noia é bem parecida com a do Ypiranga. Vencendo em casa, escapa do rebaixamento e ainda pode se classificar em caso de tropeço do São Luiz. Empatando, torce por resultados negativos do Canarinho e do Avenida. Perdendo para o Caxias, apenas uma derrota do Canarinho ou do Avenida para salvar o Novo Hamburgo da queda.
- O Grená é o sétimo na tabela, com 13 pontos ganhos. Vencendo, pode terminar até na terceira posição, mas depende de derrotas do Guarany-Ba e do Juventude, além de tropeços do São José e do Brasil-Pel. Empatando ou perdendo, o Caxias se mantém na posição em que começou a rodada.