A primeira fase do Gauchão está próxima do desfecho. No sábado (2), às 16h30min, será disputada a última das 11 rodadas. Serão seis jogos que definirão, além dos confrontos das quartas de final, o último time classificado e o segundo rebaixado.
Os já classificados
Sete equipes garantiram presença na próximo fase com antecedência. Inter, Grêmio, Guarany de Bagé, Juventude, São José, Brasil de Pelotas e Caxias.
Quem tem lugar certo no G-4?
Os quatro melhores colocados terão a vantagem de jogar dentro de casa nas quartas de final. Inter e Grêmio terminarão como primeiro e segundos, respectivamente, independentemente dos resultados do fim de semana.
A briga pelas outras duas posições estão entre Guarany de Bagé, Juventude, São José, Brasil de Pelotas e Caxias. Guarany de Bagé e Juventude dependem apenas de si.
Quem será o último classificado?
São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida lutam pela última vaga no G-8. Apenas o São Luiz depende das próprias forças. Vencendo o Santa Cruz, já rebaixado, se classifica. O Novo Hamburgo precisa vencer o Caxias e contar com o empate ou derrota do São Luiz.
O Ypiranga, 10º, precisa vencer e ainda torcer por dois resultados paralelos dos times acima dele na tabela. Já o Avenida também precisa ganhar e contar com os tropeços de Novo Hamburgo, São Luiz e o time de Erechim.
Quem será o segundo rebaixado?
O Santa Cruz já teve a queda para a Divisão de Acesso sacramentada. Resta uma vaga. Coincidentemente, ela é disputada pelos mesmos clubes que ainda sonham com a classificação: São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida. Todos atuarão como mandantes.
Para não cair, o Avenida é o único que não depende de si. Tem de vencer e torcer por um resultado paralelo. Todos os outros que brigam para permanecer na primeira divisão precisam apenas vencer para garantir o seu lugar na elite gaúcha.
Os jogos da 11ª rodada
Sábado (2) - 16h30min
- Juventude x Inter
- Grêmio x Guarany-Ba
- Avenida x São José
- São Luiz x Santa Cruz
- Ypiranga x Brasil-Pel
- Novo Hamburgo x Caxias