Sensação e líder ao longo de quase toda a fase de classificação do Gauchão do ano passado, o Ypiranga vem a Porto Alegre enfrentar o Inter com status de atual vice-campeão estadual. O adversário colorado desta quinta (2), às 16h30min, no Beira-Rio, segue comandado pelo técnico Luizinho Vieira, mas a equipe está bastante reformulada em relação a 2022.
Foi exatamente contra o Inter que o Ypiranga deu o primeiro sinal de força no Gauchão 2022. Também pela quarta rodada, mas do Colosso da Lagoa, o Canarinho não tomou conhecimento do time de Alexander Medina, venceu por 3 a 1 e tomou naquela rodada a ponta do Estadual.
Os gols naquela tarde foram do volante Lorran e do atacante Erick, que balançou as redes duas vezes. Artilheiro do Gauchão, com seis gols, Erick do saiu do Ypiranga logo após a decisão com o Grêmio para jogar no Vasco.
Também deixaram Erechim o meia Matheusinho, o volante Falcão e o lateral-esquerdo Diego Porfírio. Titulares na última final do Gauchão, os zagueiros Carlos Alexandre e Bruno Bispo e o centroavante Hugo Almeida também não estão mais no Colosso da Lagoa.
Para o Gauchão, os principais reforços foram o meia William Barbio, ex-Vasco e Bahia, e o centroavante Bruno Baio, formado pelo Inter. Os dois foram titulares nas primeiras rodadas do Gauchão.
O Ypiranga, porém, não repetiu neste ano a boa arrancada de 2022. Em três rodadas, o Canarinho venceu apenas uma vez, o Novo Hamburgo, por 3 a 1. Na última rodada, o Ypiranga acabou derrotado pelo Avenida por 1 a 0, em Santa Cruz do Sul.
Apresentador da Rádio Gaúcha, Rafael Colling ressalta que o técnico Luizinho Vieira tem tentado repetir o modelo de jogo de sucesso do último Gauchão, mas que a qualidade do elenco deste ano tem se mostrado inferior.
— O Ypiranga não abre mão de sair jogando de trás, sem chutão. Manteve esse estilo também fora de casa, resta saber se no Beira-Rio contra o Inter será o mesmo. O que mudou na equipe são as peças individuais, que ainda dão menos alternativas para o técnico variar jogadas. Por isso o jogo se concentra muito nas subidas do Gedeílson. Na lateral-esquerda não tem mais Diego Porfírio, por exemplo. No meio, o time perde muito sem Falcão e a velocidade de Érick na frente faz muita falta. Mesmo na saída pesa a ausência do Bruno Bispo. Ou seja, a primeira impressão é de que o Ypiranga não está no mesmo nível de 2022 — analisa Colling.
Ainda sem empolgar no Gauchão, o Ypiranga tentará mostrar no Beira-Rio nesta quinta-feira que ainda pode repetir a campanha que fez história no ano passado.
Ypiranga no Gauchão 2023
- 3 jogos: 1 vitória, 1 empate e 1 derrota
- 5º colocado
- 4 gols marcados
- 3 gols sofridos
- 44% de aproveitamento
Quem fez os gols, um cada:
- João Pedro
- Islan
- Matheuzinho
- Bruno Baio