A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai definir em janeiro para qual competição irá a vaga extra na Copa do Brasil de 2024 dada pela CBF ao Estado. Segundo o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a ideia é não alterar o regulamento do Gauchão deste ano. Assim, o novo participante do torneio deverá ser definido entre a Copa FGF ou a Série A2 do Estadual.
Na segunda (26), a CBF anunciou mudança na forma de definição das equipes para a Copa do Brasil 2024. A partir de 2023, não haverá mais classificação via ranking da confederação.
Assim, os torneios estaduais passarão a definir 80 das 92 vagas — as outras 12 serão dos clubes que se classificarem para a Libertadores e os que se sagrarem campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde. O Estado passou então a ter cinco vagas fixas na Copa do Brasil e não mais quatro.
Para Luciano Hocsman, a medida é bem vista por valorizar as federações e as competições estaduais.
— Não só o Gauchão em si, mas fortalece todas as competições estaduais. Agora compete a cada federação essa definição. Com a situação de não ter o ranking, as vagas valorizam o Estadual. Tu tens uma chance de distribuição delas, o que também valoriza o Interior — ressaltou.
Copa FGF terá mudança de formato
A Copa FGF dá atualmente ao campeão a classificação para a Copa do Brasil do ano seguinte. Ainda que não haja a definição se a nova vaga será dada ao vice da competição ou então ao campeão da Série A2 do Gauchão, a FGF irá mudar a forma de disputa da “Copinha”.
Em 2022, quatro clubes desistiram de disputar a Copinha depois da definição dos grupos e acabaram tendo seus jogos dados como perdidos por W.O. Para evitar que isso se repita em 2023, a FGF planeja organizar uma preliminar antes da definição dos grupos. O número de participantes ainda não está definido, mas o formato será semelhante ao adotado na Libertadores da América, quando há mata-matas preliminares antes do sorteio das chaves.