As semifinais do Gauchão 2022 foram definidas com os duelos entre Grêmio e Inter e Ypiranga e Brasil-Pel. Por ter obtido a melhor campanha na primeira fase da competição, o Canarinho define o mata-mata com o Xavante em casa. O mesmo vale para o Tricolor, que terá a Arena como vantagem no confronto decisivo diante do Colorado. E na final, o que cada semifinalista do Gauchão precisa fazer para garantir uma possível decisão na sua casa?
Conforme o regulamento do Gauchão, o mandante do jogo de volta da final da competição será a equipe de melhor campanha geral — somatório de pontos da primeira fase e os jogos das semifinais. Sendo assim, os times classificados para a final podem acumular pontos em quatro possibilidades: dois pontos, em caso de dois empates e classificação nos pênaltis; três pontos, em caso de uma vitória, uma derrota e classificação por saldo ou nos pênaltis; quatro pontos, em caso de uma vitória e um empate; e seis pontos, se conquistar duas vitórias.
Ypiranga
Com 21 pontos e 9 gols de saldo, o Canarinho terminou a primeira fase na liderança. Mesmo assim, além de superar o Brasil-Pel, o time de Erechim depende dos resultados do Gre-Nal para definir o Gauchão no Colosso da Lagoa, já que pode ser superado pelas duas equipes da Capital.
Para decidir em Erechim contra o Grêmio
- Duas vitórias do Ypiranga + duas vitórias do Grêmio desde que haja manutenção da diferença de saldo de gols entre os times (9 x 8);
- Duas vitórias do Ypiranga + uma vitória e um empate do Grêmio;
- Vitória e empate do Ypiranga + vitória e empate do Grêmio desde que haja manutenção da diferença de saldo de gols entre os times (9 x 8);
- Vitória e derrota do Ypiranga + vitória e derrota do Grêmio desde que haja manutenção da diferença de saldo de gols entre os times (9 x 8) (9 x 8)
- Dois empates do Ypiranga (classificação nos pênaltis) + dois empates do Grêmio (classificação nos pênaltis)
Para decidir em Erechim contra o Inter
- Duas vitórias do Ypiranga + duas vitórias do Inter
- Vitória e empate do Ypiranga + duas vitórias do Inter desde que o Colorado não tire a diferença de saldo de gols (9 x 3)
- Dois empates do Ypiranga (classificação nos pênaltis) + dois empates do Inter (classificação nos pênaltis)
Grêmio
Com 21 pontos e 8 gols de saldo, o Tricolor terminou a primeira fase na segunda colocação. Caso avance e encare o Brasil-Pel, a decisão está garantida para a Arena. Se o adversário for o Ypiranga, será necessário superar o adversário em pontos ou igualar o saldo de gols.
Decisão na Arena contra o Ypiranga
- Duas vitórias do Grêmio + duas vitórias do Ypiranga+ igualar o saldo de gols ( no momento 8 x 9) superando o rival no número de gols pró;
- Duas vitórias do Grêmio + vitória e empate do Ypiranga
- Vitória e empate do Grêmio + vitória e derrota do Ypiranga
Inter
Terceiro colocado na classificação da primeira fase, o Inter não tem a garantia de decisão no Beira-Rio caso avance, seja contra Ypiranga ou Brasil-Pel. Com 19 pontos, o Colorado pode ser superado pelo time pelotense caso chegue na final com apenas uma vitória. Contra o Canarinho, a missão é mais complicada
Decisão no Beira-Rio contra Ypiranga
- Duas vitórias do Inter + vitória e empate do Ypiranga + tirar a diferença de saldo de gols (3 x 9);
- Duas vitórias do Inter + vitória e derrota ou dois empates do Ypiranga (classificação nos pênaltis)
- Vitória e empate do Inter + dois empates do Ypiranga (classificação nos pênaltis) + tirar a diferença de saldo de gols (3 x 9)
Decisão no Beira-Rio contra Brasil-Pel
- Duas vitórias ou vitória e empate do Inter + duas vitórias do Brasil
Brasil-Pel
Classificado na quarta posição, com 16 pontos, o Xavante somente fará a final no Bento Freitas se o adversário for o Inter, em apenas uma combinação. Caso o Grêmio avance, o Brasil-Pel não poderia alcançá-lo em pontos.
Decisão em Pelotas
- Duas vitórias do Brasil + dois empates do Inter (classificação nos pênaltis)