O domingo (14) foi de decisão no Gauchão Feminino. As quatro melhores equipes do Estado se enfrentaram pelos jogos de ida das semifinais do Estadual. No Estádio das Castanheiras, o Brasil de Farroupilha acabou derrotado pelo Inter por 6 a 1. Enquanto no CT Futebol com Vida, o Flamengo de São Pedro levou 9 a 1 do Grêmio.
Agora, a situação se complicou para as equipes do interior. Para avançar à final, Brasil-Far e Flamengo precisarão fazer história e derrotar a dupla Gre-Nal de goleada. O que nunca aconteceu desde a reabertura dos departamentos.
Caso não consigam tal feito, os times se enfrentarão na Final do Interior, disputando, também, a vaga no Brasileirão Feminino A-3. Enquanto Grêmio e Inter decidirão o Estadual mais uma vez — desde 2017, a final sempre foi essa.
Quem brilhou?
O grande destaque destas semifinais foram os gols de bola parada. Dos 17 marcados, cinco foram assim. No jogo entre Flamengo e Grêmio, Eudimilla fez um golaço de falta na segunda etapa, Maiara converteu um pênalti também durante a etapa complementar, e Aninha descontou para as mandantes na penalidade máxima.
Neste jogo, destaque para Pri Back que marcou dois gols e ainda serviu as companheiras com duas assistências. Com isso, se isolou como segunda maior artilheira do Grêmio, com 22 — só atrás de Karina Balestra, com 56.
Já na partida entre Brasil de Farroupilha e Inter, as faltas se sobressaíram. O segundo gol das Gurias Coloradas foi marcado por Djeni, na esquerda, e na bola parada. Bianca Bender, também na etapa complementar, descontou para o rubro-verde de falta. Com esse gol, ela se tornou a única atleta dos times do interior a marcar contra Grêmio e Inter durante o Estadual:
- 1 gol sobre o Grêmio e 1 sobre o Inter: Bianca Bender (Brasil-Far - 2021)
- 2 gols sobre o Grêmio: Tuca (Brasil-Far - 2019)
- 1 gol sobre o Grêmio: Cibele (Rio Grande - 2017)
- 1 gol sobre o Inter: Graciele (Ijuí - 2017)
- 1 gol sobre o Inter: Fabiane (Ijuí - 2017)
- 1 gol sobre o Inter: Ana Franz (Guarani de Lajeado - 2017)
- 1 gol sobre o Grêmio: Maki (Estrela - 2018)
- 1 gol sobre o Grêmio: Pikena (Estrela - 2018)
- 1 gol sobre o Grêmio: Aninha (Flamengo - 2021)
- 1 gol sobre o Inter: Renata (Elite - 2021)
Pelo lado colorado, destaque também para Priscila que mais uma vez entrou no segundo tempo e conseguiu marcar dois gols. Dos seis jogos que participou, em todos balançou as redes. Já são 10 gols dela no Estadual — que a colocam como artilheira do clube no Gauchão Feminino e vice-artilheira da competição.
Quando serão as partidas de volta?
No próximo final de semana ocorrem os jogos decisivos das semifinais. No sábado (20), às 17h, Inter e Brasil de Farroupilha voltam a se enfrentar. A partida será realizada no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Do outro lado da chave, Grêmio e Flamengo de São Pedro duelarão no Vieirão, no domingo (21). O jogo se inicia às 15h.