A partir deste domingo (14), Grêmio e Flamengo de São Pedro iniciam a etapa de mata-mata do Gauchão Feminino. As duas equipes disputam uma das vagas para a finalíssima do Estadual. Além da luta pelo título, a partida pelas semifinais reserva o encontro de histórias semelhantes entre as atacantes Laís Estevam e Daia Bueno.
Presente em todas as edições do Gauchão, desde que o torneio passou a ser organizado pela Federação Gaúcha de Futebol, o Grêmio busca encerrar o jejum de títulos e sequência vencedora do arquirrival Inter. A última conquista tricolor foi em 2018. Para isso, o poderio ofensivo pode ser um dos principais trunfos.
Na primeira fase da competição, as Gurias Gremistas garantiram o melhor ataque com 63 gols marcados em seis jogos. A principal responsável pela marca é Laís Estevam, que anotou nove gols em cinco partidas, dona da artilharia do time e do Gauchão. Aos 20 anos, a atleta foi anunciada pelo clube nesta temporada.
Do outro lado, regada à força e superação, a equipe do Flamengo de São Pedro vai construindo uma campanha histórica neste Gauchão. No seu primeiro ano de atividade com a modalidade, já está entre as quatro melhores equipes do certame. A vaga para semifinal garante a manutenção de um sonho: a disputa da terceira divisão do futebol nacional. Para isso, conta com a liderança e com os gols de Daia Bueno, uma das artilheiras na primeira fase.
Antes de entrarem em campo pelo primeiro jogo das semifinais, a reportagem de GZH conversou com as atacantes. Esperança de gols para as duas torcidas, a dupla tem entre suas inspirações o atacante Cristiano Ronaldo, do Manchester United e da Seleção Portuguesa.
— Pretendo seguir fazendo o meu melhor e ser a artilheira deste campeonato. É uma meta que eu tenho. Duas pessoas que eu me inspiro muito são a Cristiane e o Cristiano Ronaldo. Estou treinando, mas para chegar no nível deles é difícil (risos) — respondeu a artilheira gremista.
O nome de CR7 também é o sinônimo de algumas características entre Daia e o Flamengo, que formaram parceria neste ano. Aos 26 anos e formada em Educação Física, ela divide a vida de atleta com o trabalho de ginástica para a terceira idade. Pela primeira vez, a atacante está em uma competição à nível estadual.
— A vontade dele (Cristiano Ronaldo) de vencer se sobressai em comparação a outros atletas. Pode ter técnica, físico, mas se não tiver disciplina e foco no que está fazendo, não consegue alcançar os objetivos. É o jogador que eu mais me inspiro — declarou Daia.
A busca pelo título na estreia do estadual
Esta edição do Gauchão se torna ainda mais especial para a dupla, pois ambas estão em suas estreias pela competição. Consolidada entre as equipes do futebol feminino nacional, o Grêmio busca o título após três temporadas, e que pode ser o primeiro de Laís com a camisa tricolor.
— Estou muito feliz pela classificação, por ser meu primeiro Gauchão. A nossa campanha foi muito boa, temos conseguido fazer bons jogos, mantendo a concentração e o bom desempenho. A gente projeta um passo de cada vez, mas sempre é bom poder sonhar mais alto. Tenho certeza que minhas companheiras também tem esse mesmo pensamento.
Depois de uma classificação, que veio somente na última rodada, o Flamengo vai em busca de uma vaga heroica para estar, pelo menos, na terceira divisão do futebol nacional. Pelo regulamento da competição, a equipe campeã terá o direito de participar da competição nacional.
Se Grêmio ou Inter conquistarem o título, o campeão do Interior é que se garante na Terceira Divisão do Brasileirão Feminino, já que a dupla está na divisão principal. Este é um dos cenários que pode colocar o time de Tenente Portela na disputa do futebol nacional.
— A dupla Gre-Nal está em outro patamar no futebol gaúcho. Os clubes jogam outras competições a nível nacional, tem estrutura, as atletas se dedicam exclusivamente ao futebol. Sabemos que teremos uma partida complicada. Precisamos entrar ligadas desde o início do jogo. Vamos fazer uma bela partida contra o Grêmio. Nosso maior sonho é ser o time campeão do Interior e disputar a terceira divisão em 2023.
O desfecho desta história será conhecido após os dois jogos das semifinais. O primeiro neste domingo, às 15h, no CT Futebol com Vida, em Três Passos. A partida de volta acontece no dia 21, no mesmo horário, no estádio Vieirão, em Gravataí.