Antes mesmo de começar, o primeiro jogo com torcida no Rio Grande do Sul deixou claro que teria outro astral. O Ba-Gua 428, válido pela sétima rodada da Divisão de Acesso, movimentou a comunidade bajeense neste domingo (5) pela manhã.
Às 9h30min, quando faltavam 90 minutos para a bola rolar, torcedores do Bagé começaram a chegar em número maior ao Estádio da Pedra Moura. A organizada batia timidamente seus instrumentos, a organização abria os portões e até o guardador de carro voltou a trabalhar.
Quanto mais se aproximava o jogo, aumentava o público. Chovia fininho, 16°C, o que dava ainda mais cara de Ba-Gua Quando entravam no estádio, torcedores eram orientados a usar máscara e manter distância de um metro entre si.
O sistema de som repetia essa mensagem a cada cinco minutos. "Sigam as medidas para que a gente possa seguir vindo ao estádio", dizia o locutor.
— Esperamos que a torcida entenda — disse o presidente da FGF, Luciano Hocsman.
O último Ba-Gua havia sido em setembro de 2017. Felizmente, a comunidade bajeense não precisou ver seu grande clássico sem torcida. Um jogo assim não merece arquibancada vazia.