O zagueiro com passagem no Caxias viveu um 2020 de mudanças em sua vida. De reserva no time da Serra, Laércio trocou o Rio Grande do Sul por Santos, no litoral de São Paulo. Em sua quarta temporada no time grená, o jogador encarou a temporada passada como a sua oportunidade de dar o salto na carreira, que todos os atletas almejam, sendo um dos melhores jogadores do Gauchão.
Muito disso se deve a presença de Rafael Lacerda na casamata do Caxias, técnico que tirou o zagueiro do banco e o botou como um dos principais expoentes da equipe.
— Eu acompanhei a trajetória dele na equipe desde 2017, quando eu ainda jogava. Ele nunca teve a titularidade no time. Em 2018, foi parecido também e quando eu cheguei no ano posterior, ele seguia na reserva. Mas eu sempre vi muito potencial nele, não entendia porque não jogava. Na Copa FGF, botei ele de titular e capitão, mas não foi bem também. No entanto, fez um Gauchão de 2020 acima da média e confirmou a expectativa que eu tinha nele — recorda Lacerda.
Com 27 anos e uma trajetória talhada nos campos do Gauchão, Laércio se preparou para viver esse momento de transição entre clubes de duas grandezas diferentes, conforme explica o treinador do Caxias.
— Ele se destaca pela força, pela imposição física. É um cara muito trabalhador. No ano passado, ele se preparou muito bem fisicamente. Nos nossos jogos, até mesmo contra a Dupla, ele sobrava no quesito físico. Tenho certeza que isso chamou atenção do Santos. Quando ele me contou que ia para o Santos, falei para ele "não pensa que tu é o melhor zagueiro do mundo, segue teu trabalho". Fico feliz com o crescimento dele e por ter dado a oportunidade — completa.
Em outubro, fez sua estreia com a camisa do Peixe, justamente contra o Grêmio, velho conhecido de Gauchão, pelo Brasileirão. Além da final da Libertadores, jogou mais 15 partidas pelo clube alvinegro e marcou um gol, também contra os gremistas, mas dessa vez pela competição sul-americana.
No começo desta temporada, Laércio rescindiu seu contrato com o Santos, pois o técnico Ariel Holan não pretendia contar com ele para o restante do ano. Livre no mercado, o zagueiro deve fechar com o Chapecoense nos próximos dias.