Pela confusão no Gre-Nal 426, válido pela final do returno do Gauchão, que acabou com vitória do Grêmio por 2 a 0, o lateral-direito Orejuela, do Tricolor, e o meio-campista Patrick, do Inter, foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) nessa quinta-feira (12).
O colombiano foi suspenso por uma partida, o que o deixa fora do primeiro jogo da final da competição, contra o Caxias, no dia 26 de agosto, no estádio Centenário. Ele havia sido denunciado no artigo 258 do CBJD, que fala em "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código".
Já o jogador do Colorado foi punido com duas partidas de suspensão, que devem ser cumpridas no Gauchão do próximo ano, caso ele permaneça no clube para a temporada de 2021. Ele havia sido denunciado no artigo 250, inciso primeiro, do CBJD, que fala em "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada". O Inter ainda estuda se irá entrar com recurso em relação a pena.
Na mesma sessão virtual do TJD-RS, o lateral-direito argentino Saravia foi julgado pela expulsão contra o Esportivo, ainda na fase de grupos do Gauchão. Ele foi suspenso por uma partida, já cumprida no jogo seguinte, o Gre-Nal 426.