Desde 2009, quando a fórmula do Gauchão foi modificada para definir um campeão para cada turno, Inter e Grêmio já se enfrentaram por três vezes nas finais de cada fase. A vantagem é amplamente colorada com duas vitórias e um empate (que acabou com a vitória do Inter nos pênaltis).
Na próxima quarta-feira (5), as equipes voltam a duelar para ver quem será campeão da Taça Francisco Noveletto e irá enfrentar o Caxias pelo título de campeão gaúcho de 2020.
Os confrontos nas finais:
Inter 2x1 Grêmio - Taça Fernando Carvalho (2009)
Depois de fazerem as melhores campanhas na fase de grupos e eliminarem seus adversários nas quartas de final e na semifinal, as equipes se encontraram pela segunda vez no ano no Beira-Rio. Após Índio abrir o placar para o Inter, Alex Mineiro empatou para o Grêmio, mas Magrão deu números finais ao jogo e manteve o título no Estádio Beira-Rio.
No segundo turno (Taça Fábio Koff), o Inter voltou a vencer o Tricolor, mas dessa vez nas quartas de final. O time de Tite se sagraria campeão gaúcho depois de bater o Caxias por 8 a 1 na final do returno. Celso Roth, técnico do Grêmio, acabou sendo demitido pela seca de vitórias em clássicos.
Inter 1x1 Grêmio - Taça Farroupilha (2011)
Após o Grêmio vencer o primeiro turno na final contra o Caxias, a partida do Beira-Rio marcou o primeiro Gre-Nal do ano com times titulares (na fase de grupos reservas foram utilizados). No entanto, também foi a primeira vez que Falcão e Renato Portaluppi se encontraram como treinadores de Inter e Grêmio, respectivamente. Melhor para o colorado.
Com o empate em 1 a 1 no tempo normal (Leandro Damião fez para o Inter e Júnior Viçosa pelo Tricolor), a equipe de Falcão levou a melhor nos pênaltis e ficou com a Taça Farroupilha. Na grande decisão do Gauchão, uma vitória para cada lado e nova decisão nos pênaltis. O título ficou mais uma vez com Falcão.
Inter 2x1 Grêmio - Taça Farroupilha (2012)
Depois de Grêmio e Inter perderem o primeiro turno para o Caxias (Tricolor eliminou o Inter nas quartas de final), os dois times voltaram a se enfrentar na final da Taça Farroupilha e mais uma vitória colorada. Dátolo abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, Werley empatou aos 10 da etapa final e Fabrício fez o gol do triunfo do Inter aos 31, garantindo o título do returno. Na grande decisão, o time de Dorival Júnior bateu o Caxias e acabou levando a taça de campeão gaúcho.