A definição por agendar todos os jogos para as 15h desta quarta-feira (29) mostra o quão decisiva será a sexta rodada do segundo turno do Gauchão. Os confrontos estão entrelaçados, com o resultado de uma partida podendo influenciar na outra.
Entre todos os participantes, apenas o Grêmio já está garantido na fase semifinal. Outras oito equipes ainda brigam para conquistar as outras três vagas. Por conta da pandemia de coronavírus, que paralisou a competição por quatro meses, definiu-se que neste ano não haverá rebaixamento. Mesmo assim, muita coisa ainda está em jogo. Confira o que vale cada um dos duelos:
Novo Hamburgo x Grêmio
Segundo colocado do Grupo A, o Novo Hamburgo pode se classificar até mesmo com uma derrota ou empate, desde que Juventude e São Luiz não vençam seus compromissos. Por outro lado, a equipe anilada pode até mesmo encerrar a participação em primeiro lugar, caso conquiste três pontos e o Inter tropece.
O Tricolor, por sua vez, precisa de um empate para garantir a liderança do Grupo B. Em caso de derrota, pode ser ultrapassado pelo Caxias, desde que tire o saldo de gols que, hoje, é de quatro gols de diferença.
Inter x Aimoré
O Inter depende apenas de si para se manter como líder do Grupo B. Para isso, basta uma vitória simples. Porém, a equipe pode perder o primeiro posto ou até mesmo ficar de fora da semifinal se ocorrer um tropeço combinado com vitórias de Novo Hamburgo e Juventude.
Já o time de São Leopoldo, que não tem mais chances de passar à próxima fase, mira a classificação geral. Caso vença a partida, poderá conquistar o título do Interior e garantir uma vaga na Série D.
Pelotas x São José
O São José não tem mais chances de classificação, mas, ironicamente, o Pelotas ainda tem com o que sonhar. Caso vença esta partida, e ainda o Bra-Pel que está atrasado, a equipe pode chegar a sete pontos e, se os demais componentes do Grupo A não pontuarem, alcançaria uma classificação completamente inesperada.
São Luiz x Brasil-Pel
O time de Ijuí ainda tem chances de classificação, desde que vença a partida e, além disso, Novo Hamburgo e Juventude não pontuem, e ainda seja descontada a diferença no saldo de gols. Situação semelhante é vivida pelo Brasil-Pel que, com um jogo a menos, pode chegar aos mesmos 10 pontos do Caxias. Assim, além de torcer contra os outros componentes do Grupo B, precisa tirar a diferença no saldo em relação ao clube grená, que hoje é de quatro gols.
Ypiranga x Caxias
Enquanto o clube de Erechim não tem mais chances, o Caxias tenta assegurar a segunda vaga no Grupo B, que pode ser assegurada até mesmo com um empate, caso o Esportivo não vença. Aliás, a equipe da Serra ainda pode alcançar até mesmo a liderança, desde que conquiste os três pontos e tire o saldo de gols do Grêmio, que hoje é de quatro gols de diferença.
Juventude x Esportivo
Deste confronto pode sair uma das surpresas para a semifinal. Ambos estão em terceiro lugar e, por isso, não dependem apenas de si. O Juventude precisará torcer contra o Novo Hamburgo, podendo até mesmo terminar na liderança caso o Inter tropece também. Já o Esportivo pode chegar ao máximo no segundo lugar do Grupo B se o Caxias tropeçar.