O São José venceu o Pelotas por 1 a 0 na sexta e última rodada do segundo turno do Gauchão. A partida foi disputada no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na tarde desta quarta-feira (29). Os três pontos conquistados pela equipe de Porto Alegre não garantiram a classificação do clube. O time pelotense também não tem chances de classificação, mesmo com uma partida a menos.
O Pelotas teve dificuldades para segurar o São José por conta de duas expulsões ainda no primeiro tempo. Mateus Santana e Fábio Alemão não completaram 45 minutos em campo. O goleiro Fábio fez o único gol da partida também antes do intervalo, em cobrança de pênalti.
O time da zona sul do Estado ainda tem um clássico para jogar. Pelotas e Brasil-Pel aguardam decisões da prefeitura da cidade e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para encerrar definitivamente a participação no Gauchão, jogando o Bra-Pel que era para ter ocorrido na quarta rodada. Independentemente do resultado dessa partida, as semifinais não poderão ser alteradas.
O São José encerra o Campeonato Gaúcho em quarto no Grupo B, podendo ser ultrapassado justamente pelo Brasil-Pel em caso de vitória xavante no clássico. O Pelotas amarga a lanterna do Grupo A, com apenas um ponto, e só sai de lá com vitória no duelo local.