O governo do Estado e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) se reuniram na tarde desta terça-feira (5) para discutir o futuro do Gauchão. Após a conversa, o governador Eduardo Leite descartou o recomeço imediato da competição. Em entrevista ao programa Hoje nos Esportes, da Rádio Gaúcha, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, falou sobre a conversa.
— A nossa intenção sempre foi de apresentar uma ideia, um protocolo, para quando as autoridades entenderem que há possibilidade de uma retomada, nós estivermos prontos. E foi isso que nós fizemos. Tivemos uma grande conversa. Agora, nos resta aguardar toda esta situação. Temos várias hipóteses. Temos de dar um passo de cada vez, sem atropelo, e com muita responsabilidade — contou.
O dirigente ressaltou que a liberação para que os clubes retomem os treinamentos fica a cargo das prefeituras. Até o momento, das cidades com equipes participantes do Gauchão, apenas Porto Alegre e Bento Gonçalves permitem a realização de atividades físicas. No cenário apresentado pela FGF, os times precisariam de 10 a 15 dias para uma espécie de pré-temporada. As sete rodadas que faltam para o término do Estadual seriam realizadas entre 20 e 22 dias.
— O governador conhece bem a questão do futebol. A perspectiva que temos é de que o governo pode fazer um estudo que busque viabilizar a retomada do futebol. Deixamos muito claro que o futebol irá respeitar qualquer orientação das autoridades e não quer atrapalhar nenhuma medida de segurança da saúde. Eu saí com a esperança de que a gente possa encontrar uma solução de retorno do futebol com muita cautela e segurança. No entanto, antes do final de maio, não há possibilidade — afirmou.
A chance de uma mudança no regulamento, permitindo a inscrição de novos jogadores pelas equipes, será debatida na reunião com os clubes desta quarta-feira. Hocsman destacou que, no momento, não há a possibilidade de o campeonato ser cancelado.
— A gente precisa entender que é complicado fazer qualquer previsão. A nossa intenção é completar o campeonato dentro de campo. Não passa, por ora, a discussão de encerrar a competição no estágio atual. A intenção é terminar dentro do campo — finalizou.