Paralisado desde 16 de março, o Campeonato Gaúcho poderá ter a data de retorno definida na próxima reunião da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) com os clubes, em 1º de maio. Quando voltar, o Gauchão tem marcado para a próxima rodada três clássicos: Gre-Nal, Ca-Ju e Bra-Pel. GaúchaZH mostra como está a situação desses e clubes e das cidades deles em razão da pandemia de coronavírus para receber os jogos.
Ainda não é oficial, mas é admitido nos bastidores pelos dirigentes que o Gauchão será encerrado com jogos sem público. O Estadual tem ainda três rodadas da fase de grupos do segundo turno a serem realizadas. Duas equipes de cada chave se classificam para as semifinais.
Inter e Grêmio
O próximo Gre-Nal do Gauchão será o terceiro encontro entre Grêmio e Inter nesta temporada. A partida está marcada para o Beira-Rio, que não recebe jogos desde a vitória colorada sobre o Brasil-Pel, em 8 de março.
Os jogadores de Grêmio e Inter estão em férias coletivas até o dia 30 de abril. Ainda não está definido quando os atletas irão voltar a treinar em razão da pandemia. A dupla Gre-Nal não teve mudanças em seus elencos até o momento.
Maior cidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre é a cidade mais afetada pelo coronavírus, com 420 casos confirmados e 11 óbitos.
Juventude e Caxias
O clássico Ca-Ju será disputado no Alfredo Jaconi. A última partida no estádio ocorreu em 11 de março, empate do Alviverde com o América-RN pela Copa do Brasil.
Os jogadores do Juventude estão em férias até o dia 30 de abril. O clube tem quatro atletas com contrato encerrando antes de maio: o lateral John Lennon, o volante Ancheta, e os atacantes Bruno Nunes e Lucas Ontivero.
Campeão do primeiro turno do Gauchão, o Caxias tem seis jogadores com contrato encerrando no final de abril: o zagueiro Venício, o volante Vidaletti, o meia-atacante Vinícius Baiano, e os atacantes João Paulo, Gilmar e Da Silva.
Caxias do Sul é a terceira cidade gaúcha mais afetada pelo coronavírus. O município registra 45 casos, mas ainda não teve nenhum óbito.
Brasil e Pelotas
O primeiro Bra-Pel de 2020 está marcado para a Boca do Lobo, que não recebe jogos desde a derrota do Pelotas para o Grêmio, em 8 de março.
Mandante do clássico, o Pelotas terá de remontar o elenco para a volta do Gauchão. O clube tem apenas nove jogadores sob contrato. O técnico Luiz Carlos Winck também deixou a Boca do Lobo. Ricardo Colbachini, ex-Inter, foi anunciado nesta sexta-feira como novo comandante da equipe.
Como os demais times que disputam a Série B, o Brasil-Pel deu férias a seus jogadores até 30 de abril. O Xavante não tem atletas com contrato encerrando nas próximas semanas e poderá contar com o elenco completo para a volta do Gauchão.
Pelotas registra apenas 12 casos de covid-19 e não teve nenhum óbito. Nesta semana, a cidade começou a flexibilizar as restrições de atividades permitindo a reabertura do comércio.
Os jogos da próxima rodada do Gauchão:
- Inter x Grêmio - Beira-Rio
- Ypiranga x Esportivo - Colosso da Lagoa
- Pelotas x Brasil-Pel - Boca do Lobo
- Juventude x Caxias - Alfredo Jaconi
- São Luiz x São José - 19 de outubro
- Novo Hamburgo x Aimoré - Estádio do Vale