A definição do campeão gaúcho de 2019 ficou para a próxima quarta-feira (17), na Arena. Neste domingo, nem Inter, nem Grêmio conseguiram sair em vantagem.
Apesar do empate em 0 a 0, o Gre-Nal 419 entrou para a história dos clássicos. Confira os 10 momentos da partida do Beira-Rio:
1) Escalações sem Dourado e Tardelli
Do lado colorado, a dúvida era saber se Rodrigo Dourado estaria em campo. Mas o volante não conseguiu se recuperar de uma pancada no joelho esquerdo, sofrida contra o Palestino, pela Libertadores. Assim, Rithely foi o escolhido para iniciar a partida. Do lado gremista, a opção foi técnica mesmo. Diego Tardelli deixou a equipe para a entrada de Alisson.
2) Rithely sente lesão
Novidade no time do Inter, Rithely aguentou apenas 18 minutos em campo. O volante sentiu dores no músculo posterior da coxa direita e teve de ser substituído por Rodrigo Lindoso.
3) Bronca em Cortez
Com muita liberdade para avançar, Cortez foi à linha de fundo duas vezes no primeiro tempo. Em um dos lances, cruzou rasteiro, mas ninguém apareceu para fazer o gol do Grêmio. No segundo, o lançamento foi tão alto que saiu pela linha de fundo sem que ninguém conseguisse chegar perto da bola. Depois disso, o técnico Renato Portaluppi foi à loucura e deu uma bronca forte no lateral-esquerdo durante a parada técnica do primeiro tempo.
4) Amarelo para Sobis
Rafael Sobis entrou em campo nos minutos finais do clássico e, quando pisou no gramado, já estava amarelado. Isso porque o juiz mostrou cartão ao atacante colorado que, durante uma parada técnica na primeira etapa, deixou o banco de reservas e foi reclamar junto ao quarto árbitro. Ele pedia a utilização do VAR após um lance em que Edenilson reclamou penalidade.
5) O quase gol de Guerrero
Depois de ter balançado as redes adversárias nos dois jogos pelo Inter, Paolo Guerrero se transformou na principal esperança de gols para o lado colorado neste domingo. Ele teve a chance de abrir o marcador aos 32 minutos do primeiro tempo, mas parou no goleiro Paulo Victor, que defendeu com um dos pés.
6) Renato x Cuesta
Já no final do primeiro tempo, um bate-boca generalizado tomou forma à beira do gramado. Irritado por uma entrada mais dura do zagueiro Víctor Cuesta sobre Matheus Henrique, o técnico gremista foi para cima do atleta colorado com o dedo em riste. Por incrível que pareça, coube a D'Alessandro acalmar os ânimos.
7) Odair x Kannemann
Bastou Vuaden apitar o intervalo da partida para que Odair Hellmann entrasse em campo. O treinador colorado estava insatisfeito com o critério do árbitro, que mostrou cartão amarelo para Sobis, mas não puniu Renato após o bate-boca com Cuesta. Percebendo a cena, Kannemann se aproximou e acabou discutindo com o treinador do Inter no caminho aos vestiários.
8) A primeira vez do VAR
No início do segundo tempo, André disputou a bola com Moledo e atingiu o rosto do zagueiro colorado. Inicialmente, Leandro Vuaden apresentou cartão amarelo ao atacante gremista. Depois, consultou o VAR. Mesmo que não tenha mudado sua primeira decisão, o lance entrou para a história como a primeira vez em que o árbitro de vídeo foi consultado em um clássico Gre-Nal.
9) Quase gol de Everton
Depois de uma bola na trave de Alisson no primeiro tempo, o Grêmio teve sua melhor oportunidade para abrir o placar aos 21 minutos do segundo tempo. Em jogada individual, Everton invadiu a área colorada e bateu na saída de Marcelo Lomba, que caiu para segurar firme e evitar o gol tricolor.
10) Paulo Victor: lesão ou simulação
Paulo Victor voltou a brilhar na segunda etapa, defendendo com o pé um forte chute do uruguaio Nico López. No lance, o goleiro gremista caiu no gramado e pediu atendimento médico, queixando-se de dores no joelho. O lance gerou reclamações por parte do time colorado, que viu "cera" do lado tricolor.