— O Gre-Nal é mais um jogo, vale três pontos. Sempre foi assim e sempre vai ser.
A frase proferida por Renato Portaluppi nesta semana tem um fundo de verdade. De fato, uma vitória no clássico rende a mesma pontuação de um triunfo sobre qualquer um dos outros 11 participantes do Gauchão. Porém, neste domingo (17), além de reflexos na tabela de classificação, o clássico 418 pode trazer consequências anímicas para o decorrer do campeonato. A seguir, GaúchaZH lista três motivos que tornam importante uma vitória na Arena.
1) Tabela de classificação
Caso uma das equipes saia vitoriosa neste fim de semana, nenhuma delas receberá uma taça em troca. Contudo, o resultado pode afetar futuramente o posicionamento de ambos. No caso do Grêmio, uma vitória resultaria em sete pontos de distância para o vice-líder. Para o Inter, o insucesso poderia representar a perda do segundo lugar para o Caxias — que recebe o Aimoré no domingo, às 16h.
Já se vencer, o Colorado ficaria a apenas um ponto do rival e, na última rodada, poderia assumir a liderança. Para isso, precisaria bater o Novo Hamburgo, no Beira-Rio, na quarta-feira (20). Além disso, claro, seria necessário um tropeço gremista para o Pelotas, na Boca do Lobo.
Autoestima
A maior contribuição do Gre-Nal será na autoestima e confiança da equipe. Para os gremistas, que já vêm de uma derrota para o Libertad, pela Libertadores, um novo tropeço em casa poderia abalar as estruturas do vestiário. Por outro lado, bater os rivais traria de volta o clima de estabilidade vivido durante todo este ano.
Para os colorados, um sucesso na Arena seria a confirmação do bom momento vivido pela equipe — sem contar que aumentaria a série de vitórias consecutivas para oito jogos. Perder, no entanto, poderia colocar por água abaixo o clima positivo conseguido com os resultados obtidos até agora.
Novos titulares
O mistério faz parte dos dias que antecedem os clássicos. Por isso, Renato e Odair Hellmann não irão revelar os 11 jogadores que começam a partida deste domingo. Não necessariamente um atleta que iniciar no banco de reservas continuará sendo suplente após a partida. O Gre-Nal pode representar vida nova para alguns. Diego Tardelli, por exemplo, pode ganhar de vez uma vaga no time titular gremista. Entre os colorados, Nonato tem uma chance de ouro de aproveitar a provável ausência de Patrick.