O final de semana foi de algumas definições no Campeonato Gaúcho. A penúltima rodada acirrou a disputa por vagas às quartas de final da competição e confirmou o Grêmio na liderança isolada, e sem ameaças — com 26 pontos e nenhuma derrota. Além de conhecer os rebaixados à Divisão de Acesso: Avenida e Veranópolis.
Com duas vagas em aberto, quatro times entram em campo no meio de semana com chances de avançar à próxima fase. Sem contar as definições das ordens de classificação e o mando de campo.
Todos os jogos da 11ª rodada do Estadual acontece na quarta-feira (20), às 21h30min.
Confira o que está em jogo na 11ª rodada:
Os classificados
Grêmio
Líder isolado e invicto do Gauchão. Não pode mais ser ultrapassado. Espera pela definição de seu adversário na próxima fase. Caso pontue em Pelotas, tem o mando de campo garantido no jogo de volta das quartas e também da semifinal — se avançar.
Inter
Com a derrota no Gre-Nal 418, caiu uma posição na tabela — agora é terceiro colocado. Tem que vencer o Novo Hamburgo e torcer contra o Caxias para terminar a fase de grupos na vice-liderança. Se não vencer, também pode ser ultrapassado pelo São Luiz e fica na quarta posição.
Caxias
É o novo vice-líder do Gauchão. E, se vencer o São José, garante o segundo lugar do torneio.
São Luiz
Precisa vencer o Aimoré, e torcer contra Inter e Caxias para ficar com a vice-liderança do Gauchão. Se não ganhar, corre o risco de ser ultrapassado pelo São José. Além de perder vantagem do mando de campo nas quartas de final.
São José
A equipe está sambando no meio da tabela. Pode encerrar o campeonato em quarto, quinto ou sexto lugar. Depende de uma série de fatores, mas já tem vaga garantida na próxima fase.
Novo Hamburgo
Também está sambando na classificação. O certo a se afirmar é que já tem vaga às quartas de final, resta saber a colocação. Pode terminar a fase inicial entre a quarta e a oitava colocação. Se ficar entre os quarto primeiros, ganha vantagem no mando de campo.
Os que brigam por vaga
Aimoré e Pelotas
Estão em situações idênticas na tabela, ambos com 12 pontos. Dependem apenas de si para confirmarem classificação. Caso não vençam, também podem avançar com empate ou derrota, mas para isso precisam secar Juventude e Brasil-Pel.
Juventude
Tem que vencer o Avenida, em casa, e torcer para derrotas de Pelotas ou Aimoré. Para passar em caso de um empate, precisará que os rivais percam de goleada.
Brasil-Pel
É o azarão na disputa por vaga às quartas. Precisa vencer o já rebaixado Veranópolis e torcer por derrotas de dois desse três times: Pelotas, Aimoré e Juventude.
Os rebaixados
Avenida e Veranópolis já estão na segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Ambos estão rebaixados matematicamente e podem, no máximo, trocar de posição na última rodada.