Agora único representante gaúcho na Série B, o Brasil-Pel começa o Gauchão reformulado. Rogério Zimmermann, que salvou o time do rebaixamento da competição nacional, saiu do clube após o encerramento do campeonato e, em seu lugar, assumiu Paulo Roberto Santos, que estava havia quatro temporadas no São Bento, do interior paulista.
O novo comandante teve carreira semelhante à do antecessor. Assim como Zimmermann havia feito no Brasil-Pel, de tirá-lo da segunda divisão gaúcha e colocá-lo na segunda divisão nacional, Santos fez o mesmo no São Bento. Quando começou o trabalho, o time de Sorocaba estava na Série A-2 paulista. Subiu e nunca mais caiu.
Para o Gauchão, o time contará com alguns remanescentes da última campanha, como o capitão Leandro Leite e o zagueiro Leandro Camilo, e alguns retornos, casos do volante Washington e do meia Diogo Oliveira. O ataque terá o centroavante Michel, duas vezes artilheiro do Estadual.
— Vamos montar uma equipe forte em busca de grandes objetivos, pois sei da força do clube e da tradição do Brasil — garantiu o treinador.
Time-base: Carlos Eduardo; Hélder, Leandro Camilo, Heverton e Pará; Leandro Leite, Velicka, Diogo Oliveira, Douglas Baggio e Branquinho; Michel
Grêmio Esportivo Brasil
- Fundação: 7/9/1911
- Estádio: Bento Freitas, Pelotas
- Número de participações: 58
- Melhor resultado: campeão (1919)
- Figurinhas carimbadas: Leandro Camilo (zagueiro), Heverton (zagueiro), Leandro Leite (volante), Diogo Oliveira (meia)
- Craque: Michel (atacante)
- Técnico: Paulo Roberto Silva