O campeão de 2017 quer voltar a sorrir no Gauchão. Adversário do Grêmio na estreia da edição de 2019, o Novo Hamburgo busca surpreender o Estado novamente. Para isso, conta com três integrantes daquele título: os volantes Amaral e Preto e o meia-atacante Juninho. Preto, aliás, entra em mais uma temporada como capitão e destaque da equipe.
O técnico é um iniciante em Gauchão. Bicampeão da Libertadores com o Inter, o ex-zagueiro Bolívar começa sua caminhada na casamata no Estádio do Vale. Buscou reforços importantes e experientes, como o zagueiro Fred e o lateral-esquerdo Neuton, ambos com passagem no Grêmio, e o meia Rodrigo Paulista, antigo companheiro no Beira-Rio.
— Queremos ficar entre os quatro primeiros para ter alguma vantagem na segunda fase. O Gauchão é uma grande vitrine e voltar para casa foi muito bom — destacou o zagueiro Fred.
Time base: Gustavo; Osvaldir, Luis Gustavo, Fred e Neuton; Amaral, Mossoró e Preto; Juninho, Héctor Bustamante e Paulinho Simionato. Técnico: Bolívar
- Esporte Clube Novo Hamburgo
- Fundação: 1º/5/1911
- Estádio: Vale, Novo Hamburgo
- Número de participações: 65
- Melhor resultado: campeão (2017)
- Figurinhas carimbadas: Neuton (lateral-esquerdo), Fred (zagueiro), Amaral (volante), Mossoró (meia) e Rodrigo Paulista (atacante)
- Craque: Preto (volante)
- Técnico: Bolívar