Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta quarta-feira (19), Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, falou sobre a data do Gre-Nal no Gauchão, que está entre dois jogos da Libertadores, a liberação de bebidas nos estádios e a transmissão com parcerias na Divisão de Acesso. Sobre o clássico, a FGF vai analisar a possibilidade de mudança do dia.
— Ontem (terça-feira), recebemos um e-mail do Rio de Janeiro pedindo que a gente passasse uma rodada para frente. O Gre-Nal, que seria no meio de dois jogos da Libertadores, pudesse ser no próximo final de semana. Acontece que, no dia 2, no sábado de Carnaval, não vai ter futebol na televisão. Amanhã (quinta), nós vamos abrir para dar uma analisada. É um pedido da televisão. Fica muito difícil negar. Vamos conversar com os clubes, que certamente vão estar a favor — explicou o dirigente.
Novelletto se posicionou favoravelmente à liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. O presidente considera a comercialização importante para os clubes do Interior.
— Totalmente a favor. A Assembleia reparou um erro que aconteceu lá atrás. Acho que em 2010 aconteceu a proibição. Antes tarde do que nunca. Felizmente, conseguiram aprovar a volta das bebidas aos estádios de futebol. O nosso estado passa por uma crise e, consequentemente, os clubes também. No mínimo um terço da arrecadação dos clubes do Interior provém de parcerias com pequenos distribuidores, de vendas dentro do estádio — comentou.
Novelletto rebateu os argumentos contrários à comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios e que disse que não vendê-las afetou o número de torcedores nas arquibancadas.
— Nós tivemos dois ou três casos envolvendo a dupla Gre-Nal. No Interior, nunca teve problema algum. Foi uma injustiça com o futebol do Interior. Depois vem alguém me perguntar por que está diminuindo o público nos estádios. A cervejinha faz parte do programa do torcedor. Eu fui torcedor e ia no estádio tomar antes, no intervalo. Faz parte do programa. Isso está tirando o público dos estádios — afirmou.
Ouça a entrevista completa, que também trata sobre a busca por parcerias para os clubes da Divisão de Acesso na transmissão de jogos pela internet.