A rivalidade provoca algumas grosserias. Um cartaz colado por torcedores na entrada do Bento Freitas anuncia a excursão para o jogo da Arena, mas não trata o Grêmio por Grêmio, e, sim, um provocativo "Gaymio".
Por pouco
O regulamento do Gauchão prevê que, para receber a final, o estádio tenha capacidade para 10 mil torcedores. O Bento Freitas, local do último jogo do campeonato, em 8 de abril, passou raspando. Na entrada do estádio, uma placa aponta para a capacidade: 10.472 pessoas.
O herói
O Bento Freitas tem a sua Calçada da Fama, mas ela se chama Calçada da Paixão. Além das placas com o nome dos torcedores, um em especial fica na entrada principal do clube: a de Claudio Milar. Ídolo do clube, ele morreu em 2009, no acidente com o ônibus do Brasil.
A taça de 2018
Melhor clube da fase de classificação do Estadual de 2018, o Brasil exibe com orgulho a taça recebida da Federação Gaúcha de Futebol. A taça dos 100 anos da FGF fica na entrada dos associados do clube.
A taça de 1919
Ao museu do Brasil-Pel, há uma relíquia. A taça do primeiro Gauchão da história, o de 1919, conquistado pelo Brasil- Pel numa goleada de 5 a 1 sobre o Grêmio, em Porto Alegre. Na taça, está escrito Federação Rio-Grandense de Desporto, e, no lugar de campeão, está "Detentor".