Você sabe quem foi o primeiro campeão gaúcho da história? Respondeu errado se escolheu Grêmio ou Inter. Foi o Brasil de Pelotas que levou a primeira taça estadual. E curiosamente numa final contra o Tricolor. Quase cem anos depois, os dois clubes fazem uma final de Gauchão novamente.
A primeira edição do Campeonato Gaúcho previa a participação de equipes de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Por conta de problemas com o prazo de inscrição, apenas os representantes de Porto Alegre e Pelotas disputaram a competição.
O Grêmio foi vencedor do Campeonato Citadinho contra Cruzeiro, Inter, Porto Alegre, São José e Tabajara. Já o Brasil levou a melhor em Pelotas ao passar por Guarany, Ideal, Pelotas, Rio Branco e União. A partida decisiva foi realizada no Estádio da Baixada, no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha. Três mil torcedores viram o Brasil golear o Grêmio por 5 a 1.
O Grêmio eliminou o Avenida, enquanto o Brasil de Pelotas despachou o São José. Por conta da pontuação geral, o segundo jogo da final será no estádio Bento Freitas, em Pelotas.
Ficha técnica do jogo em 1919:
Jogo: Grêmio 1x5 Brasil de Pelotas.
Data: 9 de novembro de 1919.
Local: Baixada em Porto Alegre.
Grêmio: Demétrio; Pinto e Ary; Chiquinho, Dorival e Assumpção; Gertum, Lagarto, Máximo, Meneghinu e Bruno. Técnico: Gustav Mohrdieck.
Brasil de Pelotas: Frank; Nunes e Ari Xavier; Floriano, Pedro e Babá; Farias, Ignácio, Proença, Alberto e Alvariza. Técnico: Maneca Farias.
Gols: Proença (3), Alvariza e Ignácio para o Brasil de Pelotas. Máximo marcou o gol do Grêmio.