Para responder a essas perguntas, que atormentam a vida de qualquer torcedor (os da Dupla, pelo título, os demais, confessemos, para não cair), Zero Hora convidou os técnicos das 10 equipes do Interior (São José incluído) para que tentassem antecipar o futuro e dissessem quais são os candidatos a alguma coisa nesse Estadual que começa em poucos dias.
Havia duas regras: a primeira é de que eles não poderiam votar nos próprios times — todos eles votaram nos seus como prováveis campeões. A segunda é de que prometemos não revelar seus votos — assim, poderiam ficar mais livres para dizer o que pensavam.
Só um dos treinadores pesquisados esquivou-se de responder. Segundo ele, seu time seria o campeão do Interior. Mesmo informado de que não poderia votar em si, disse que acredita no título e que manteria. Sobre os rebaixados, não quis se manifestar — e não teve jeito de convencê-lo. Assim, só computamos seu voto para campeão estadual.
O título, para metade dos treinadores, ficará com o Grêmio. Apesar de usar time reserva, a equipe tem o entrosamento e a moral de ter conquistado a Libertadores pesando em seu favor. Maior vencedor de Gauchão, o Inter é escolhido como favorito por quatro. O Caxias, campeão em 2000, foi citado por um treinador — e não foi Luiz Carlos Winck, técnico grená.
O título do Interior será do Juventude para um terço dos treinadores. Caxias e Brasil-Pel vêm logo atrás, com um voto a menos. Novo Hamburgo, Veranópolis e Brasil-Pel fecham a votação.
Na luta contra o rebaixamento, pesou aquela máxima de que quem sobe é candidato a cair. Provenientes da Divisão de Acesso, São Luiz e Avenida receberam seis votos cada um. Os outros dois times votados foram Cruzeiro-RS e São Paulo-RG.
QUEM VAI SER CAMPEÃO GAÚCHO?
Grêmio — 5 votos
Inter — 4 votos
Caxias — 1 votos
QUEM VAI SER CAMPEÃO DO INTERIOR?
Juventude — 3 votos
Caxias — 2 votos
Brasil-Pel — 2 votos
Veranópolis — 1 voto
Novo Hamburgo — 1 voto
QUEM VAI SER REBAIXADO?
São Luiz — 6 votos
Avenida — 6 votos
Cruzeiro — 4 votos
São Paulo-RG — 2 votos