Começou na sexta-feira e vai até domingo a pré-temporada dos árbitros e auxiliares que comandarão as partidas do Gauchão 2017. A reunião dos juízes e bandeiras ocorre no Estádio Homero Soldatelli e no Hotel Tri, em Flores da Cunha, na Serra. A novidade é a tecnologia: pela primeira vez estão sendo captadas imagens aéreas do treinamento. Um drone modelo Phantom 4 Pro sobrevoa o campo e captura imagens, transmitindo ao vivo, em imagem 4K, para um monitor, em que a comissão estadual de árbitros faz as análises, com o objetivo de interpretar lances polêmicos, como situações de impedimento e agarra-agarra.
Leia mais:
VÍDEO: Jogadores do Brasil-Pel recebem aula de primeiros socorros
FOTO: São Paulo-RG usará uniforme especial alusivo à cidade de Rio Grande
Em casa, Passo Fundo perde para Inter de Lages
As cenas, capturadas pelo também árbitro Igor Balke, especialista em imagens aéreas, serão mostradas em sala de aula e embasarão orientações sobre deslocamento, posicionamento e sinalização dos árbitros.
Os treinamentos de campo realizados na sexta feira e no sábado serão avaliados e, no domingo, os 52 árbitros e assistentes que participam da pré-temporada saberão como se posicionaram durante as atividades.
– As imagens vão nos dar uma série de subsídios. Esse equipamento vai mostrar onde ocorrem os erros e como podemos corrigir. Um árbitro bem posicionado toma a atitude mais correta – comenta o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol, Luiz Fernando Moreira. – Estou gostando (da experiência) porque realmente vai nos ajudar. Abrirá um leque para orientação – acrescenta.
A utilização de drone é pioneira no Rio Grande do Sul. O presidente da comissão acredita que também seja uma novidade no Brasil.
Na quarta-feira, os árbitros serão submetidos a testes físicos e teóricos. Os aprovados estarão aptos a trabalhar no Gauchão.
Os reprovados terão mais uma chance em 30 dias. Se mais uma vez não conseguirem, não poderão trabalhar no campeonato.
*ZHEsportes