O árbitro gaúcho Leandro Vuaden não completou o último teste físico aplicado pela CBF, também válido ao quadro da Fifa. Vuaden alegou não ouvir o apito de largada dos tiros físicos e se recusou a continuar as provas. A cada tomada de tempo de 150m havia um intervalo de 30 segundos, quando era dada nova largada. Esse comando Vuaden não ouvia e, por isso, desistiu do teste.
Uma nova prova será realizada em um mês. Até lá, Vuaden, 39 anos, não pode apitar Libertadores e Campeonato Brasileiro.
Mas tem todas as condições de apitar as finais do Gauchão que se iniciam no próximo domingo. Ele passou com sobra nos exames aplicados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no início do ano.
Vuaden e Anderson Daronco são os mais cotados para trabalhar nos dois Gre-Nais decisivos. A escala deve ser divulgada às 15h de sexta-feira.
Também os árbitros Fabrício Neves Corrêa, 40 anos, e Márcio Coruja, 42, da CBF, não foram aprovados. Corrêa sentiu lesão e receberá acompanhamento médico e profissional até se submeter a novo teste. No caso de Coruja, que dá aula pela manhã e tarde, só à noite pode se preparar. Acabou não conseguindo passar no último teste.