A contratação de Paulo Baier pelo Ypiranga, de Erechim, confirmada na última quarta-feira, chamou a atenção por trazer o veterano de volta ao Estado. Mas a presença de mais um medalhão do futebol brasileiro em clubes do interior não é incomum no Gauchão: neste ano, o campeonato conta com vários jogadores que fizeram sucesso - alguns, até bem pouco tempo - em diversos times do futebol nacional.
Baier, por exemplo, é o maior artilheiro do Brasileirão nos pontos corridos, e foi um dos principais nomes do Atlético-PR que conquistou vaga na Libertadores após o campeonato de 2013. No ano passado, defendeu o Criciúma, e o Ypiranga marca seu retorno ao Gauchão após 13 anos: até hoje, ele só havia defendido o São Luiz, da sua Ijuí natal, e o Pelotas.
O veterano vai encontrar, nos campos do interior gaúcho, diversos adversários que enfrentou muitas vezes em competições importantes, em grandes jogos, fora do Estado. Como é o caso do trio do Novo Hamburgo: o time do Vale do Sinos contratou Luiz Mário, Magrão e Bolívar como principais reforços.
Trio de peso no Novo Hamburgo
Os três foram acostumados a grandes títulos em jogos com muita torcida. Magrão defendeu Palmeiras, Corinthians e Inter, onde foi bicampeão gaúcho e campeão da Sul-Americana. Bolívar foi bicampeão da América com o Inter - como capitão em 2010 - e também jogou no Botafogo. E Luís Mário foi um dos destaques do Grêmio do início do século, ajudando o time a vencer a Copa do Brasil de 2001.
Pereirão está no Ju
Na Serra, quando for enfrentar o Juventude, Baier terá que encarar a marcação cerrada de Pereira. O zagueiro, 35 anos, foi contratado pelo clube de Caxias do Sul junto ao Sport. Ele teve seu grande momento no Grêmio: esteve na Batalha dos Aflitos, em 2005, e no time que foi vice-campeão da Libertadores em 2007. Além disso, passou pelo Coritiba, justamente no período em que Baier defendia o Atlético-PR.
Souza é a esperança do Passo Fundo
Outro jogador com passagem destacada por grandes clubes do futebol brasileiro está no Passo Fundo: o meia Souza. Campeão da América, do mundo e bi brasileiro pelo São Paulo, ele está de volta ao Rio Grande do Sul quatro anos após ter deixado o Grêmio, que defendeu entre 2008 e 2011. No Tricolor, Souza teve grande desempenho na Libertadores 2009 e na conquista do Gauchão 2010. Também passou por Fluminense e Cruzeiro.
Artilheiro do Brasileirão no novato
Também há Josiel, do novato União-FW. O atacante, revelado pelo Inter de Santa Maria, foi artilheiro do Brasileirão em 2007, quando defendia o Paraná, e no ano seguinte defendeu o Flamengo.
Ainda há outros jogadores de renome, como Thiago Humberto e Leandrão, do Novo Hamburgo, Eduardo Martini, do Brasil-Pel, o goleiro Diego, do Juventude, e Teco, no São Paulo. Ou seja: há como encontrar destaques do passado recente do futebol brasileiro por todo o Gauchão.