O nível técnico dos jogadores que disputam o Gauchão pelos clubes do Interior (leia-se: os times que não são Grêmio e Inter) muitas vezes é subestimado por aqui.
O volante Edenilson, ex-Caxias, atualmente disputando a Libertadores na lateral direita do Corinthians, é um exemplo - do campeonato de 2011 - de que bons jogadores surgem nos rincões do Rio Grande.
A três dias do primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho, entre Caxias e Inter, ZH classificou alguns destaques desta edição do campeonato.
Goleiro
Paulo Sérgio (Caxias)
Batedor e pegador de pênaltis, o goleiro que eliminou o Grêmio na semifinal da Taça Piratini, 31 anos, tem contrato até o final do ano com o Caxias e deve disputar a Série C do Brasileirão no Centenário.
Fernando Vizzotto (Ypiranga)
Apesar do rebaixamento do Ypiranga, Vizzotto, 34 anos, foi um dos destaques da equipe. Após o final de seu contrato, voltou para Ourinhos, interior de São Paulo, onde reside. O Criciúma estaria interessado no goleiro, sondado também por outros clubes do Estado.
César (Cerâmica)
Renovou contrato com o Cerâmica até 30 de abril de 2013. Recebeu sondagens de clubes da Série B do Campeonato Brasileiro, mas nenhuma se concretizou.
Tiago Volpi (São José)
Acordo com o São José vai até a metade do ano que vem. Times, inclusive de Série A, procuraram a diretoria, que não pretende vender seu promissor goleiro (21 anos), mas emprestá-lo no segundo semestre.
Lateral-direito
Raulen (Veranópolis)
Depois do bom Gauchão, foi contratado pelo Juventude, com quem tem acordo até o final do Estadual do ano que vem. Revelado pelo São Caetano, o ofensivo e habilidoso lateral, de 28 anos, chega ao Alfredo Jaconi pela segunda vez na carreira: em 2006, disputou a Série A.
Alexandre Bindé (Lajeadense)
Aos 28 anos, Bindé tem contrato até a metade de 2013 com o Lajeadense. Pelo clube disputará a Copa FGF.
Lateral-esquerdo
Fabinho (Caxias)
Um dos melhores jogadores do Gauchão (quatro gols) na posição, Fabinho, 29 anos, tem contrato com o Caxias até o final da Série C. São Caetano, Vitória e Náutico estão interessados.
Marlon (Novo Hamburgo)
Lateral e meia esquerda, Marlon, 26 anos, fez sete gols no Gauchão. Dia 27 de abril foi apresentado pelo Criciúma para a Série B.
Zagueiro
Lacerda (Caxias)
Náutico, América-MG, Ceará, Goiás e Ponte Preta têm interesse. O contrato do capitão do Caxias, 27 anos, vai até o final do Gauchão.
Marco Tiago (Pelotas)
Marcou gols (três) importantes para a permanência do Pelotas na elite e foi eficaz na defesa. Disputará a Série D pelo Juventude. Tem 28 anos.
Léo Carioca (Cruzeiro)
Renovou contrato com o Cruzeiro até o final de 2013. O clube pretende emprestá-lo no segundo semestre. Portuguesa e Ipatinga-MG sondaram o jogador de 19 anos.
Gabriel (Lajeadense)
O 1m91cm de altura do jovem zagueiro, 22 anos, e os três gols no Gauchão atraíram o Inter, que o contrataria, preliminarmente, para a equipe sub-23. Tem contrato até o final de 2013.
Volante
Mateus (Caxias)
Com contrato até o final do ano com o Caxias, o volante de 25 anos revelado pelo Criciúma deve receber propostas após a decisão do Gauchão. Já ficou conhecido nacionalmente, mas pela declaração de que pênalti "só bate quem erra".
Alberto (Cruzeiro)
Adquirido pelo Cruzeiro junto ao Guarany-CE, o volante de forte marcação, nascido no Piauí (24 anos), foi emprestado para o Juventude até o final da Série D.
Eduardinho (Veranópolis)
Logo depois da eliminação para o Inter, reforçou o Brasil-Fa para a disputa da Divisão de Acesso. A principal qualidade do volante de 28 anos é o equilíbrio entre marcação e a boa saída de bola.
Meia
Cidinho (Cerâmica)
Rápido e habilidoso, o meia-atacante, 24 anos, despertou interesse do Cianorte, do Paraná, e de clubes da Divisão de Acesso, como o Riograndense e o Santo Ângelo. A diretoria estuda a renovação.
Wangler (Caxias)
Da base do Caxias, o meia de 19 anos assumiu o lugar de Diego Torres, que sofreu lesão grave, na Taça Farroupilha. Sua velocidade com a bola dominada teria atraído, inclusive, clubes de Série A. Teve seu contrato renovado recentemente.
Jé (Canoas)
Capitão do Canoas, 34 anos, autor de três gols importantes para a fuga do rebaixamento, tem contrato com o clube até 15 de maio. O Macaé-RJ, da Série C do Brasileirão, entrou em contato.
Clayton (Novo Hamburgo)
Revelação da base do Novo Hamburgo, 20 anos, Clayton continua treinando no Vale do Sinos, mas segundo seu empresário até clubes do Exterior o procuraram.
Atacante
Juba (Novo Hamburgo)
Teve seu contrato rescindido ao final da participação do Novo Hamburgo. Até aqui goleador do Gauchão com 10 gols, ao lado de Leandro Damião, o atacante de 28 anos aguarda, no Paraná (seu estado natal), propostas. Portuguesa, Náutico e Caxias sondaram o jogador.
Vanderlei (Caxias)
Clubes grandes estão atrás do rápido atacante de 28 anos, cinco gols no Gauchão. Corinthians e Inter estariam entre eles. Tem contrato até o fim da Série C.
Zulu (Juventude)
Deve cumprir o contrato com o Juventude, até o final desse ano, e disputar a Série D. Marcou sete gols no Gauchão. Uma lesão no tornozelo do centroavante de 28 anos, ex-Grêmio, o tirou de vários jogos.
Lê (Veranópolis)
Lê (27 anos) deixou o Veranópolis, que paralisa as atividades no segundo semestre, após a eliminação. Ainda sem clube.
Gavião (Cruzeiro)
Autor de cinco gols no Gauchão, o centroavante de 30 anos disputa a Divisão de Acesso pelo Brasil, de Pelotas.
Jonatas Belusso (Juventude)
Adquirido junto ao Guaratinguetá, o rápido atacante, 23 anos, tem contrato até o final do Gauchão de 2013. Marcou 10 gols em 13 jogos na temporada, cinco no Gauchão.
Técnicos
Gilmar Dal Pozzo (Veranópolis)
O campeão do Interior recebeu um convite do Cerâmica, mas não entrou em acordo com o clube de Gravataí. Negocia com um time da Série B do Campeonato Brasileiro.
Rogério Zimmermann (Canoas)
Aguarda propostas. Recebeu sondagem de times da Divisão de Acesso.
Paulo Porto (Caxias)
Após a demissão surpreendente, conversa com um time do Japão. Dois times da Série B também mostraram interesse.