Dois anos depois, eles vão se reencontrar na final da Copa dos Pampas de futsal. Horizontina e Uruguaianense eliminaram Guarany, de Espumoso, e Entre-Ijuís, respectivamente, e vão decidir o torneio de "mata-mata" da Liga Gaúcha de Futsal (LGF), em 2024.
As duas equipes já haviam obtido vantagem com vitórias nos jogos de ida, fora de casa. E nesta quarta-feira (13) diante dos próprios torcedores, confirmaram o favoritismo e chegam pela terceira vez nas finais em quatro edições da competição.
No Ginásio Schmittão, em Uruguaiana, Entre-Ijuís chegou a sair na frente com gol de Gabriel. Mas logo em seguida, Lion empatou para a Uruguaianense. Em cobrança de falta, Chaves voltou a colocar os visitantes em vantagem. Mas a alegria novamente durou pouco e Andrew empatou outra vez. No desespero de buscar a vitória no tempo normal, que era a única maneira de chegar à prorrogação, Entre-Ijuís acabou se abrindo e levou mais dois gols, de Lion e Ferro. Final, Uruguaianense 4x2, totalizando 8x3 no agregado.
Já no Ginásio Édio Stoll, o Horizontina Futsal entrou em quadra só precisando empatar. E num primeiro tempo movimentado, fez 2 a 1, com gols de Dani e Biro, com Paulo André descontando. Na etapa complementar, o Guarany, de Espumoso, chegou a empatar com Gabriel Rosa, em cobrança de falta. Mas não teve força para conseguir a virada e o empate garantiu o Horizontina na terceira final consecutiva: 2 a 2.
Horizontina é o atual bicampeão da Copa dos Pampas, tendo derrotado a Uruguaianense em 2022 e a AGE, de Guaporé, em 2023. Já o time da Fronteira Oeste, que também chega pela terceira vez numa final, foi vice nas duas disputas anteriores. Além de perder para Horizontina, há dois anos, foi derrotada na primeira edição da Copa, em 2019, para o Guarany, de Espumoso.
As datas das finais ainda serão confirmadas pela Liga Gaúcha. Nesta quinta-feira (14), a entidade fará o sorteio da ordem dos mandos de quadra. O evento está previsto para começar às 13h e será transmitido ao vivo no canal da Liga no YouTube.