A noite de ida nas semifinais da Copa dos Pampas foi dos visitantes. Longe de casa, Uruguaianense e Horizontina venceram seus adversários e agora só precisam empatar nos jogos de volta para decidirem o título do torneio em 2024. A organização é da Liga Gaúcha de Futsal (LGF).
Em Entre-Ijuís, no Ginásio Leônidas Ribas, os donos da casa não resistiram a força da Uruguaianense. O time treinado por Keké abriu 2 a 0 no primeiro tempo com gols de João Vítor e Thiago Selbach. No segundo tempo, a equipe das Missões ainda tentou reagir com Maurício, descontando o placar. Mas Sheldon e, novamente, João Vítor, cobrando falta, deram números finais ao placar: Entre-Ijuís 1x4 Uruguaianense.
Perto dali, no Ginásio Módulo Esportivo em Espumoso, o Guarany, que faz a melhor campanha no Gauchão, perdeu em casa para o Horizontina, que já foi eliminado na principal competição do futsal gaúcho. Mas na Copa dos Pampas, o time da Região Noroeste se transforma. Atual bicampeão, o visitante não sentiu a pressão da torcida e venceu por 4 a 3.
O placar foi alternando a todo o instante. Mas sempre com o Horizontina no comando. Patrick fez 1 a 0. Cardelli empatou. Biro fez 2 a 1. Douglas Beiço, de tiro livre sem barreira, empatou de novo. No segundo tempo, Biro fez o terceiro de Horizontina, mas no minuto seguinte, Cardelli, em escanteio, deixou tudo igual em 3 a 3. O gol da vitória saiu com Dani.
Na próxima quarta-feira (13), acontecem as partidas de volta, em Uruguaiana e Horizontina. Os mandantes só precisam empatar. Os visitantes terão de vencer no tempo normal, por qualquer placar, para provocarem uma prorrogação de 10 minutos. Se houver empate no tempo extra, a disputa irá para os pênaltis.
Copa dos Pampas
Criada em 2019, a competição segue o formato da Copa do Brasil, no futebol. Todas as fases são de mata-mata. O primeiro campeão foi o Guarany, de Espumoso. Em 2020 e 2021, o torneio não aconteceu em função da pandemia de Covid-19. Nas duas últimas temporadas, Horizontina foi bicampeão.
Galeria dos Campeões
2019 - Guarany (Espumoso)
Vice: Uruguaianense (Uruguaiana)
2022 - Horizontina
Vice: Uruguaianense (Uruguaiana)
2023 - Horizontina
Vice: AGE (Guaporé)