Quem vai ganhar a Liga Nacional de Futsal 2024? Depois de levar a virada em 26 segundos e perder o título para o Atlântico na final de 2023, o Joinville novamente desponta como candidato à taça da LNF. Neste ano, a equipe teve a melhor campanha da fase classificatória e está bem encaminhado nas quartas de final após o empate fora de casa com o Umuarama.
A manutenção do time em alto nível enfrentou um desafio recente. Cassiano Klein deixou o Joinville em agosto, com a conquista da Taça Brasil, e assumiu o comando do Benfica, de Portugal. Herick Pereira, profissional da base do clube, foi elevado a técnico do grupo principal.
Além de Klein, a equipe perdeu o fixo/ala Fernando, artilheiro do time na LNF, que saiu em setembro para o Al Nassr, dos Emirados Árabes. O pivô Dieguinho, em compensação, foi repatriado em agosto, chegando para ser o companheiro de posição de Éder Lima.
Nas oitavas de final, já sob o comando do novo treinador, o Joinville eliminou o Marreco, com o empate em 2 a 2 no Paraná e vitória por 1 a 0 em Santa Catarina. No domingo (3), largou novamente com empate, desta vez um 1 a 1 com o Umuarama. Quem vencer na volta, enfrenta Praia Clube ou Santo André na semifinal — os mineiros levaram a melhor no primeiro jogo, fora, por 3 a 1.
Nos 26 jogos feitos na LNF até agora pelo Joinville, foram 72 gols feitos e 40 sofridos, com 18 vitórias, seis empates e duas derrotas. É o time que menos perdeu na competição, somente para a ACBF, em casa, e para o Pato Futsal, fora.
Do outro lado, outra força
Se de um lado o favoritismo recai sobre o Joinville, outro catarinense se destaca no chaveamento oposto. O Jaraguá venceu o primeiro duelo das quartas, contra a ACBF, em Carlos Barbosa, por 3 a 1, com dois gols de Pedrinho, no sábado (2). Agora, joga pelo empate em casa. Quem avançar, encara Pato ou São Lourenço na semi — os paranaenses venceram na ida por 2 a 1, em Santa Catarina.
O Jaraguá fez a terceira melhor campanha da primeira fase — ficou atrás do Magnus, que foi eliminado da LNF após a escalação irregular de um atleta. Até o momento, foram 84 gols feitos e 52 sofridos em 26 jogos, com 19 vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Com Atlântico e Magnus desclassificados, o Jaraguá tem o melhor ataque entre os que seguem na competição, seguido por Praia Clube, com 81 gols, e ACBF, com 80.
Ainda é preciso confirmar a vaga na semi diante dos gaúchos, assim como o Joinville tem de fazer contra o Umuarama, mas os catarinenses já se colocaram em condições bem mais favoráveis que os seus adversários. Além do desempenho, terão as torcidas a seu favor. Eventuais desclassificações de ambos podem ser consideradas surpresas.
Um duelo entre Jaraguá e Joinville só ocorreria na final na LNF, com jogo único marcado para 15 de dezembro, em Carlos Barbosa. O Joinville está em busca do bicampeonato da LNF e conta com um título, vencido em 2017. Já o Jaraguá quer a quinta taça, que se somaria às conquistas de 2005, 2007, 2008 e 2010 e igualaria o clube à ACBF, atual maior campeã.
Quartas de final da LNF - Resultados
Jogos de ida
- Santo André 1 x 3 Praia Clube
- ACBF 1 x 3 Jaraguá
- São Lourenço 1 x 2 Pato
- Umuarama 1 x 1 Joinville
Jogos de volta
- Sexta-feira (8), às 19h - Praia Clube x Santo André - Arena Praia, em Uberlândia
- Sábado (9), às 18h30min - Jaraguá x ACBF - Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul
- Domingo (10), às 13h15min - Joinville x Umuarama - Centreventos Cau Hensen, em Joinville
- Domingo (10), às 18h30min - Pato Futsal x São Lourenço - Ginásio Municipal Dolivar Lavarda, em Pato Braco (PR)
Acompanhe a cobertura da Liga Nacional de Futsal em GZH.