O Rio Grande do Sul está prestes a conhecer quem são os finalistas do Gauchão de Futsal 2024. No sábado (30), às 20h, Guarany e Atlântico disputam uma das vagas e, no domingo (1º), às 11h, Yeesco Futsal e Uruguaianense decidem qual é o outro time a avançar de fase.
Nos jogos de ida das semifinais, as equipes visitantes levaram a melhor. A Yeesco fez 4 a 1 sobre a Uruguaianense diante do Ginásio Schimittão lotado, em Uruguaiana. Já o Guarany goleou o Atlântico — que dois dias depois tornaria-se campeão da Copa RS — por 5 a 2, no Caldeirão do Galo, em Erechim.
Entre os quatro semifinalistas, três buscam o título inédito. Apenas o Atlântico já foi campeão da Liga Gaúcha, em 2019 e 2021, além de ter sido vice em três temporadas. Guarany e Uruguaianense tem um vice cada, e a Yeesco Futsal, fundada em 2023, busca a primeira final de Gauchão da sua história.
Chegar a tão sonhada final e ainda conquistar a taça da Liga Gaúcha tem diferentes significados. "Emoção indescritível", "histórico", "imperioso", são algumas das expressão utilizadas pelos dirigentes para comentar a importância da taça para cada equipe. Veja, abaixo, os depoimentos de quem trabalha nos bastidores dos clubes que almejam o lugar mais alto do futsal gaúcho em 2024.
Todas as partidas das semifinais, assim como a finais, terão transmissão pelo canal de GZH no YouTube.
O que dizem os dirigentes
Guarany de Espumoso
"Para nós, estar entre os quatro melhores times do Gauchão tem um enorme significado. Isso demonstra o excelente trabalho da nossa comissão técnica e da determinação, foco e profissionalismo dos nossos atletas. Espumoso é um cidade pequena que tem suas limitações financeiras para conseguir montar uma equipe boa e competitiva a cada ano. Hoje, somos o time mais antigo de futsal em atividade no Rio Grande do Sul. Isso demonstra o quanto a nossa cidade é apaixonada pelo Índio, como carinhosamente é chamado pelos nossos torcedores. Agora, obviamente a gente conseguindo chegar até essa final e conseguindo o feito de ser Campeão Gaúcho da Série A seria de uma emoção indescritível. Além de trazer enorme alegria para nossa torcida, validaria uma trabalho sério e comprometido de uma diretoria inteira que, com o apoio imprescindível dos seus patrocinadores, conseguem manter a cada ano a chama acesa de uma paixão chamada Índio Espumosense." — Luis Eduardo Helder, vice-presidente do Guarany
Atlântico
"Obviamente, ainda temos caminho para seguir sonhando em novamente estar na final da Série A. Teremos um jogo muito importante no próximo sábado, onde teremos que reverter o placar do primeiro jogo, para tentar a vaga na grande final. De qualquer modo, entendemos que os regionais sempre são competições importantes, por isso o Atlântico também valoriza estar competindo na Série A. E, por consequência, com respeito a todos os adversários, entendemos que é nosso dever sempre competir em busca do melhor resultado. Títulos sempre são importantes e valorizam o trabalho realizado pelo clube." — Elton Dalla Vecchia, CEO do Atlântico.
Yeesco Futsal
"A Yeesco Futsal é um time jovem, que busca fazer história na modalidade, conquistando feitos relevantes, o que era inimaginável pelos desportistas em geral. Chegar na final da competição é algo muito significativo, sobretudo pelo fato de que investe-se para tanto. Com um dos maiores investimentos do Estado e do país, a Yeesco tem um propósito bastante ambicioso, inovador e audacioso, que é cravar seu nome na história da modalidade, conquistando títulos que até então eram conquistados apenas por ACBF e Atlântico dentro do Rio Grande do Sul. Portanto, para que o projeto continue nessa ascensão imparável, é imperioso que alcance o objetivo de chegar na final inédita da competição e, em ato contínuo, lutar bravamente para finalizar o ano no lugar mais alto do pódio. A Yeesco Futsal é um misto de gestão profissional, DNA vencedor, elenco competitivo e sportainment (esporte + entretenimento + negócio), e, por isso, ratificamos que "A nossa (r)evolução no futsal apenas começou." — Ruan Carlo Policeno, CEO da Yeesco Futsal
Uruguaianense
"Chegar a mais uma final, no segundo ano consecutivo, sendo o único time da Fronteira Oeste, representa mais um feito histórico para a instituição Uruguaianense e um desafio que nos foi imposto no início do ano. É um desafio ainda maior depois de tudo que vivemos o ano passado. Estar entre os quatro melhores times do Estado significa muito para a cidade de Uruguaiana, que respira o futsal e que apoia incondicionalmente o nosso time. Considerando as inúmeras dificuldades que enfrentamos em termos de logística para que possamos participar das competições estaduais, torna o feito ainda maior. Esse é mais um ano para sonhar." — Biro Almeida, presidente da Uruguaianense.
Acompanhe a cobertura do Gauchão de Futsal em GZH.