Depois de jogar a primeira semifinal, fora de casa, com time sub-20 por estar envolvida no mesmo dia com as Quartas de Final da Liga Nacional, a ACBF precisou sofrer, neste sábado (16), para conquistar uma vaga na final da Série Ouro em 2024. Foram necessárias duas vitórias sobre a SER Santiago, no tempo normal e na prorrogação, para que o time de Carlos Barbosa chegasse a decisão do campeonato contra o Atlântico, de Erechim.
Poucos torcedores foram ao Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra assistir à semifinal. O primeiro tempo foi muito agitado. Com menos de quatro minutos, a SER Santiago abriu 2 a 0, com dois gols de Rani. A ACBF descontou com Barbosinha e logo na sequência, Gordo fez 3 a 1 para os visitantes. Faltando um minuto para terminar o primeiro tempo, Barbosinha fez os donos da casa encostarem no placar outra vez.
No segundo tempo, a SER Santiago conseguiu controlar a partida até que o goleiro-linha Bruno Iacovino, aos 14 minutos, empatou a partida. A igualdade no placar ainda classificava os visitantes e o sofrimento da ACBF foi até os 20 segundos finais quando Mithyuê conseguiu marcar o gol da virada e do placar final no tempo normal: 4 a 3.
No tempo extra, a vantagem se inverteu. A ACBF passou a jogar pelo empate por ter melhor campanha na primeira fase e acabou abrindo o placar com Jhonnas. SER Santiago foi para a estratégia do goleiro-linha e se deu bem com mais um gol de Rani. Mas só a virada classificaria o time da Região Central do Estado e, mais exposto, tomou mais um gol, feito em contra-ataque, pelo pivô Barbosinha. Final, ACBF 2 a 1.
Finais
Agora, a ACBF vai pegar o Atlântico nas finais. O primeiro jogo será em Erechim no dia 23 e o decisivo em Carlos Barbosa, no dia 30. Os dois times também se enfrentarão na decisão da Copa RS, nos dias 21 e 27 de novembro. Os mandos dos confrontos na Copa serão os mesmos da Série Ouro: primeira partida em Erechim e segunda em Carlos Barbosa.
Série Prata
Começou neste sábado (16), a fase final da Série Prata - a segunda divisão do adulto masculino na Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). Em Manoel Viana, a AVF perdeu em casa para o Jaguarão Futsal por 8 a 5. O jogo de volta ocorre no dia 23. As duas equipes já subiram para a Série Ouro em 2025.