Morador do Bairro Diehl, na periferia de Novo Hamburgo, o jovem Gustavo Sperafico embarcou para a realização de um sonho nesta quarta-feira (18): jogar futsal na Itália, defendendo as cores de um time da Ilha da Sardenha, que disputa a terceira divisão nacional.
Sperafico chegou com oito anos no núcleo da Vila Redentora do Projeto Futsal Social. Desde o começo da sua participação, chamou atenção dos professores pelo seu talento técnico e hábil, que o levaram, dois anos depois, às equipes de formação da UJR. Passou pelas cinco equipes de base do clube (do sub-11 ao sub-20), tendo sido tricampeão da Copa UJR Sub-20, bicampeão do Aberto do Soberano Sub-18 e Sub-20, campeão da Copa Feevale e da Liga Metropolitana de Futsal Sub-15. Atualmente integrava o plantel Sub-20 e universitário da UJR, da qual era o capitão e um dos destaques.
- Foram doze anos de uma incrível trajetória. Foi aqui que me formei como atleta e como pessoa. Tenho um carinho e uma gratidão enorme por tudo o que vivi e aprendi - destacou o atleta.
Futsal Social
Somente neste ano, a UJR encaminhou dois atletas para o futsal italiano. Assim como o ala Gustavo Sperafico, o pivô Bernardo Bastos transferiu-se para o Itra Football Club. Além deles, os alas Patrick e Henrique foram defender, respectivamente, as equipes da Assoeva, de Venâncio Aires (RS), e do Umuarama (PR), que disputam a Liga Nacional, bem como os fixos Cougo e Fábio, e o ala Bruninho, buscados pelo Vélez, de Camaquã (RS).
- Estes encaminhamentos comprovam a qualidade do nosso trabalho. Aliado aos bons resultados de quadra, cumprimos com o nosso papel de preparar nossos jovens talentos para ampliar horizontes dentro da modalidade e de viverem do futsal - finalizou Eduardo Keller, coordenador das equipes de formação da UJR.
O projeto Futsal Social, da UJR, atua há 20 anos como uma ferramenta para o desenvolvimento humano de 600 crianças e adolescentes, dos sete aos 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, em seis bairros de periferia de Novo Hamburgo. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Feevale e conta com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo.