O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo de Futsal 2024. Nesta terça-feira (17), a vitória sobre a Croácia por 8 a 1 na segunda rodada do torneio garantiu a vaga. A definição do primeiro lugar do Grupo B ficou para sexta-feira (20), às 9h30min, diante da Tailândia, que também tem seis pontos.
No centésimo jogo à frente da seleção, Marquinhos Xavier optou por repetir o quinteto inicial da estreia, com Willian, Marlon, Marcel, Dyego e Pito começando a partida no Complexo Esportivo de Bucara, no Uzbequistão. O que não se repetiu foi a facilidade encontrada contra Cuba na primeira rodada — ao menos não inicialmente.
A Croácia apresentou uma marcação dura no começo do confronto, com os últimos 10 metros de quadra congestionados. Por vezes, atacava a saída de bola na quadra brasileira. A estratégia dificultou a troca de passes e a aproximação da goleira adversária. Enquanto os croatas tentavam contragolpes rápidos, restava aos brasileiros os chutes de média distância.
Assim, Pito abriu o placar para o Brasil aos 12 minutos, em finalização de fora da área. Foi o gol do alívio diante de um ferrolho que começava a angustiar.
Aos 14, Marinovic devolveu a preocupação ao Brasil. Ele aproveitou uma falha de marcação em passe que entrou pelo meio da quadra e empatou.
Contudo, a expulsão de Kuraja, aos 16, ajudou a mudar a história da partida. O ala deixou o braço em Dyego e recebeu o cartão vermelho. O capitão, que sofreu a falta, cobrou o tiro livre e recolocou o Brasil na frente outra vez.
Menos de um minuto depois, Marcel fez o seu quarto gol na Copa do Mundo ao retomar a posse a partir para o contra-ataque. Neguinho, aos 18, fechou o placar da etapa inicial: 4 a 1.
Depois do aperto, tranquilidade
A goleada que começou a ser construída nos primeiros 20 minutos foi concluída na segunda metade do confronto.
Marcel disparou na artilharia do Brasil ao marcar o quinto dele no Mundial, aos quatro minutos. Pito guardou mais um aos cinco.
Com o resultado em status irreversível, o ritmo do duelo arrefeceu. Marquinhos Xavier aproveitou para colocar Ferrão em quadra. Melhor do mundo em 2019, 2020 e 2021, o pivô sentiu dores no primeiro amistoso realizado no Uzbequistão e era preservado desde então. O goleiro Guitta, em condição semelhante, também esteve em quadra.
O treino de luxo seguiu e teve golaço de Arthur, que driblou o marcador na direita e disparou para o 7 a 1 do Brasil, aos nove minutos.
O pivô Rafa Santos aproveitou para deixar o seu. Mesmo desiquilibrado, completou o passe recebido na área e fechou a goleada.
Com o resultado, Croácia e Cuba farão o jogo dos desclassificados na sexta-feira, no mesmo horário do embate entre Brasil e Tailândia.
Grupo B — 2ª rodada
Brasil (8)
Willian, Marlon, Marcel, Dyego e Pito; Guitta, Ronclagio, Neguinho, Marcênio, Leandro Lino, Ferão, Arthur, Rafa Santos e Felipe Valério. Técnico: Marquinhos Xavier.
Croácia (1)
Primic, Cekol, Jelovcic, Marinovic e Peric; Baskovic, Kustura, Vukmir, Kuraja, Novak, Sekulic, Jurlina, Mataja, Postruzin. Técnico: Mavrovic.
Gols: Pito (2x), Dyego, Marcel (2x), Neguinho, Arthur e Rafa Santos para o Brasil; Marinovic para a Croácia
Cartões amarelos:
Cartão vermelho: Kuraja (E)
Arbitragem: Ebrahim Mehrabi (IRN) e Jorge Flores (SLV)
Local: Complexo Esportivo de Bucara, no Uzbequistão
Próximo jogo
Copa do Mundo de Futsal - Grupo B - 3ª rodada
- Sexta-feira (20), às 9h30min — Tailândia x Brasil, no Complexo Esportivo de Bucara
Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo de Futsal em GZH.