O Brasil está na final da Copa América de Futsal. Na tarde desta sexta-feira (9), o 100% de aproveitamento foi confirmado com a vitória por 3 a 0 sobre Venezuela na semifinal da competição disputada em Luque, na Venezuela.
Maior vencedor da Copa América, a seleção brasileira está em busca do 11º título do torneio e espera o vencedor de Argentina e Paraguai. A final será neste sábado (10), às 19h30min. Todos os times que chegaram às semifinais alcançaram também uma vaga para a Copa do Mundo de Futsal, a ser realizada entre setembro e outubro no Uzbequistão.
Foi o jogo mais difícil da seleção brasileira na Copa América. O time de Marquinhos Xavier só conseguiu furar a boa marcação venezuelana aos 12 minutos da primeira etapa. Após roubada de bola na quadra de ataque, Marcênio chutou forte e rasteiro para abrir o placar.
A posse de bola, que até então era controlada com folga pelo Brasil, passou a se dividir com o adversário, que já construído boa oportunidade aos 11, com Sanz finalizando por cima de Guitta. Aos 13, Teran bateu à esquerda da goleira e, aos 14, Guitta impediu o empate com o pé. A bola ainda explodiu na trave, a 51 segundos do fim, após bomba de Francia.
A intensa movimentação se repetiu no segundo tempo de vida ou morte para ambas as equipes. Aos 14 minutos, jogada de muita troca de passes quase levou a mais um gol de Marcênio, mas o arremate foi para fora.
Cerca de um minuto depois, o próprio ala foi derrubado quando sairia cara a cara com o goleiro Vasquez. Cabarcas acabou expulso e a falta marcada. A cobrança, no entanto, não terminou em gol.
A expulsão no entanto beneficiou a seleção brasileira, já que a Venezuela deveria ficar até dois minutos com um a menos. E, nesse tempo, aos 17, novamente Marcênio conseguiu chute certeiro com a esquerda para estufar as redes venezuelanas. Foi o gol da insistência e que marcou o destaque do camisa 8 em quadra.
A bela atuação de Marcênio ainda teve a coração de uma assistência para Rocha, aos 18 minutos, ao qual só restou o trabalho de encostar para o gol. Mérito também para o toque de Pito, de costas, no início da jogada.
Esta fase da Copa América tem uma novidade por parte da Conmebol. Pela primeira vez,a entidade utilizou o sistema de VAR pela primeira vez em um jogo de futsal. O sistema foi utilizado na revisão do lance em que Cabarcas empurrou Marcênio e levou o vermelho. O VAR era acionado mediante desafio lançado pelos treinadores.