Entre os times da elite do futsal gaúcho, que têm vaga garantida na Série A do Gauchão, já são cerca de 90 contratações ou renovações anunciadas para 2024. Quando se trata de novos atletas que se somam ao grupo, quatro equipes concentram as principais movimentações até o momento, se levado em conta o desempenho dos jogadores nas temporadas recentes.
Veja as cinco contratações de maior repercussão no futsal gaúcho nestas férias.
Barbosinha (ACBF)
O pivô de 35 anos foi o quarto maior goleador da Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2023. Foram 22 gols pelo Praia Clube, de Uberlândia. Pela equipe mineira, ele foi campeão da mais recente Taça Brasil.
Barbosinha entrou para o futsal em 2008, quando defendeu as cores do Atlântico de Erechim. Ele chegou a atuar no elenco principal de futebol da Chapecoense, em 2012, em rápida passagem.
Diego Cavinato (Guarany de Espumoso)
Novo reforço do Guarany de Espumoso, o ala de 38 anos retorna ao Brasil depois de quase 10 anos no futsal italiano e mais oito em Portugal. Ele atuou no Augusta, no Asti, no Acqua e Sapone e no Sporting.
O atleta traz a bagagem repleta de taças, como duas Champions League, seis campeonatos portugueses e uma Copa da Itália. Ao todo, foram 25 títulos conquistados na Europa.
Em setembro do ano passado, o portal Record, de Portugal, informou que Diego Cavinato foi suspenso por três anos depois de um exame ter acusado a presença de "oxandrolona" no organismo, conforme a Autoridade Nacional Antidopagem. O portal ainda diz que o atleta admitiu ter usado um medicamento acelerador de metabolismo para perder peso devido ao tempo sem jogar por conta de uma lesão. Ele não saberia que a substância é proibida. Cavinato rescindiu com o Sporting logo após o fato.
Dill (Assoeva)
Com 25 anos, o pivô chega como promessa de gols em Venâncio Aires. Ele fez parte do grupo campeão gaúcho pela ACBF no ano passado. Foram 15 gols em 40 jogos na temporada de 2023.
Dill não era da formação principal e, mesmo sem deixar de entrar nas partidas, teve espaço reduzido diante da concorrência de alta qualidade no time de Carlos Barbosa. A expectativa é que fique mais tempo em quadra na Assoeva, onde já atuou em 2019, quando a equipe foi campeã da Série Ouro.
Gessé (Atlântico)
O pivô de 36 anos estava no Cascavel, do Paraná, em 2023, time que chegou à semifinal da LNF. Foram 23 gols em 59 jogos na última temporada. Gessé fez parte do grupo bicampeão da Libertadores em 2021 e 2022, campeão da Liga Nacional em 2021 e da Taça Brasil pelo Atlântico em 2019.
O retorno do jogador multicampeão é celebrado pela torcida de Erechim, que vê o time manter a maior parte do grupo campeão nacional no ano passado e somar investimentos importantes que farão a folha de pagamento mensal saltar de R$ 2,8 milhões para até R$ 4 milhões, conforme estimativa da direção.
Neto (ACBF)
O ala-esquerdo foi destaque do Jaraguá na LNF em 2023. Foram 24 jogos, com 18 gols marcados no campeonato. O jogador de 36 anos ficou na sétima posição na lista de artilheiros do campeonato.
Nos últimos dois anos, o atleta chegou a 58 gols e mais de 30 assistências. Neto já conquistou o Campeonato Catarinense, os Jogos Abertos de Santa Catarina, a Recopa SC e a Copa Sul. Será a primeira passagem do ala pelo Rio Grande do Sul.