Com três confrontos neste sábado (7) à noite, o estadual de futsal adulto masculino da Série Ouro abre as fases eliminatórias em 2023. Os dois times que vieram da Série Prata no ano passado, surgem como grandes favoritos para a disputa do título. E as quartas de final começam com uma reedição da decisão de 2022.
Quem fizer mais pontos no final dos dois confrontos, avançará para às semifinais. Se houver empate em pontos ao término do segundo jogo, será realizada uma prorrogação de 10 minutos (cinco para cada lado). Persistindo a igualdade, irá se classificar o clube com melhor campanha na primeira fase.
20 horas - Ginásio Nery Bueno Lopes, em São Sepé.
União Independente x São José (Cachoeira do Sul).
Confronto considerado o mais equilibrado, vai reunir o quarto, São José, contra o quinto, União Independente, na primeira fase. A disputa começa em São Sepé e será decidida em Cachoeira do Sul. O União foi semifinalista em 2022 enquanto o "Zequinha" caiu nas quartas. Na fase classificatória deste ano, em casa, o União Independente venceu por 3 a 2.
20 horas - Centro Desportivo Municipal, em Santa Maria.
UFSM x SER Santiago.
Campeã da Série Prata em 2022, a SER Santiago é candidata ao título da Ouro em 2023. Na fase classificatória fez a segunda melhor campanha com 10 vitórias, um empate e apenas uma derrota em 12 jogos. A UFSM começa a disputa em casa, jogando no CDM, de Santa Maria. O time da "Federal" foi semifinalista no ano passado e tentar, ao menos, repetir o feito.
20 horas - Ginásio Leopoldo Radin, em Triunfo.
SER Triunfo x Sercesa (Carazinho).
Com apenas uma derrota em 12 rodadas, a Sercesa é a grande favorita para levantar a taça da Série Ouro em 2023. Nas quartas, encara a SER Triunfo, que conseguiu a oitava vaga nos mata-matas. O confronto começa em Triunfo e será decidido em Carazinho, no dia 21 de outubro.
Os jogos de volta em São Lourenço do Sul, Cachoeira do Sul, Santiago e Carazinho, estão programados para o dia 21 de outubro.
Jogo cancelado
A partida entre BGF x ABF, de São Lourenço do Sul, que também seria neste sábado (7), acabou cancelada pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). O motivo foi a alta umidade na quadra do Ginásio Darcy Pozza, em Bento Gonçalves. O confronto só deve acontecer no dia 21 de outubro.