A hegemonia da dupla Gre-Nal segue soberana nas disputas do Gauchão Feminino. Na edição de 2024, teremos novamente clássicos entre Gurias Gremistas e Gurias Coloradas para definir a equipe campeã. A partida terá transmissão no YouTube de GZH.
No recorte de 2017 para cá, ano que marca a reabertura dos departamentos femininos, o Estadual sempre teve o mesmo roteiro: Gre-Nal na final. Na segunda-feira (18), quando a bola rolar às 20h, no Beira-Rio, será a oitava vez seguida que os dois clubes irão decidir o título.
Neste retrospecto atual, o Inter tem melhor aproveitamento. Nas sete decisões envolvidas, o Colorado saiu campeão em cinco (2017, 2019, 2020, 2021 e 2023). O Grêmio, por sua vez, ficou com a taça em 2018 e 2022.
Dois novos encontros irão marcar as estatísticas desta rivalidade. Depois do jogo de ida, no Beira-Rio, a partida de volta terá mando do Grêmio, com data ainda a ser confirmada pela FGF.
Relembre as decisões do Gauchão Feminino
2017
O primeiro Gre-Nal ocorreu no Gauchão, em 3 de dezembro de 2017. Na oportunidade, a competição ainda era realizada pela Associação Gaúcha de Futebol Feminino, com aval da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Na ocasião, as Gurias Gremistas venceram por 2 a 0, com gols de Karina e Tefa, no CT Hélio Dourado. Depois, no dia 9, as equipes voltaram a duelar pela final. Desta vez, no Beira-Rio, as Gurias Coloradas venceram por 3 a 1, com gols de Gabi Luizelli, Mylena Pedroso e um contra. Karina descontou para o Tricolor.
O placar agregado terminou empatado (3 a 3) e, por conta disso, a decisão foi nos pênaltis. Por 2 a 1, o Inter venceu. A goleira Fernanda defendeu as cobranças de Karina, Luana e Tefa. Carla mandou para fora. Rosana e Thais Marques converteram para o Colorado e garantiram o título.
2018
Apesar da goleada expressiva por 5 a 1 do Inter, pelo Brasileirão, o desfecho foi diferente no Gauchão. Após dois empates (0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta), a definição voltou a ser nos pênaltis. As Gurias Gremistas converteram cinco cobranças. Enquanto as Gurias Coloradas desperdiçaram uma, com Shashá, e nem precisaram chegar à última. O troféu, por 5 a 3, ficou com o Tricolor, dentro do Estádio Beira-Rio.
A partir de 2018, a competição passa a ser organizada definitivamente pela Federação Gaúcha de Futebol.
2019
A edição daquele ano teve final única no Gauchão Feminino, pela primeira vez. Ijuí foi a cidade escolhida para receber a decisão. No Estádio 19 de Outubro, o Inter venceu por 4 a 2. Fabi Simões, duas vezes, Jheniffer e Naná marcaram para o Colorado e garantiram o título. Enquanto Pri Back e Ju Oliveira descontaram para o Tricolor.
2020
Repetindo o cenário do ano anterior, a decisão do Gauchão Feminino de 2020 foi em partida única. Na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, a equipe colorada venceu por por 2 a 1, com gols de Djeni e Byanca Brasil. Pri Back ainda chegou a marcar para o Grêmio, mas não foi o suficiente para impedir mais um título colorado. Naquele momento, o Inter emendava uma sequência de nove jogos de invencibilidade sobre as maiores rivais.
2021
Tendo como palco a Arena Cruzeiro, a final única do Estadual teve emoção além dos 90 minutos. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, a vitória veio nas penalidades por 4 a 3. O destaque ficou por conta da goleira Vivi, que defendeu as cobranças de Andreia e Eudimilla, ampliando a sequência de títulos do Inter.
2022
A temporada de 2022 tornou-se um marco para as Gurias Gremistas no Gauchão Feminino. Depois do 1 a 1 no jogo de ida, no Estádio Beira-Rio, o Tricolor fez valer o fator local.
No primeiro Gre-Nal da Arena, o time venceu o jogo de volta por 4 a 1. Cássia, Luany, Karla Alves e Caty marcaram os gols do triunfo. Fabi Simões descontou para o Inter. Além do título, tabus foram quebrados: o Grêmio voltou a erguer a taça do Gauchão após três anos, venceu no estádio principal pela primeira vez e, de quebra, triunfou sobre as maiores rivais depois de um período de quatro anos.
2023
A temporada de 2023 marcou a volta do Inter ao lugar mais alto do pódio. E vantagem para chegar ao título foi construída ainda no primeiro jogo, quando venceu por 2 a 0, com gols de Priscila e Belén Aquino, no Beira-Rio.
Na Arena, o empate em 1 a 1, com gols de Priscila, do Inter, e Pati Maldaner, do Grêmio, terminou com festa colorada dentro da casa gremista.